quinta-feira, 30 de julho de 2020

"A Política do Radar"


Radares em novo round - Crusoé

Vamos lá, o que dizer do ministro Toffoli que mandou suspender a investigação contra o senador Serra? Que também está sugerindo uma lei que imponha uma quarentena para magistrados se candidatarem a cargos eletivos? 

Que o ministro tem razão? 

Afinal a defesa do senador afirmou que a investigação não se limitou ao período em que o senador foi governador, mas que avançou sobre o período atual, cujo mandato de senador lhe dá o privilégio de foro. 

Se o Sérgio Moro não pode ser candidato e não pode atrapalhar o status quo da política brasileira, por que não instituir a quarentena também para militares, policiais, religiosos e funcionários públicos? 

Você não concorda com isso? Eu também não, apesar de ter algumas simpatias por José Serra e poucas por Sérgio Moro. 

Primeiro, penso que ninguém tem que ter o tal privilégio. Se não quer ser investigado, julgado e punido, basta seguir as leis e não roubar. 

Ah, mas se as acusações forem falsas e se tratar de uma perseguição política? Ué, que recorra as instâncias superiores, como fez o Lula e faz qualquer ser mortal. 

Por exemplo, como vimos no Fantástico do último domingo, a história de um rapaz acusado injustamente de tráfico de droga. Ele foi preso e condenado, apesar de várias testemunhas afirmarem a sua inocência e apesar, aí o grande absurdo, de um vídeo provar que o rapaz não tinha nada a ver com a história. Mas bastou a palavra dos policiais, para a justiça botar o garoto na cadeia. 

A má fé dos policiais, pouco caso do ministério público, incompetência do defensor público e a omissão e leniência do juiz, quase destruíram uma família, o que foi impedido pela caridade de um grupo de advogados. 

Chegou a doer ver o depoimento do avô e o desmaio da mãe ao receber a notícia da absolvição do filho, dois anos depois. 

Mas o que aconteceu com os policiais que mentiram, o promotor relapso que embarcou na história, a defensoria incompetente e o juiz que desprezou as provas que o inocentava? 

NADA!! 

O que acontecerá com o senador Serra, com Flávio Bolsonaro e família, com Alckmin e tantos outros políticos, empresários e seus asseclas, tipo o Queiroz? 

NADA!! 

Como confiar numa justiça, que tem como procurador geral da República, um cara escolhido fora da tradicional lista tríplice, que se submeteu a fazer visitas ao presidente abaixado em banco traseiro de carro, no calar da noite? De uma Advocacia Geral da União, que advoga em favor do pessoal e não para instituição que representa? De um ministro da justiça que mantém um departamento para investigar e produzir dossiês contra críticos do governo? 

De uma justiça com as suas esferas divididas e politicamente comprometida? 

De um País, onde leis obrigam as ruas, avenidas e estradas a sinalizarem onde tem radar para o motorista não ser flagrado cometendo infrações de trânsito, não se pode esperar que os ricos e PRIVILEGIADOS paguem por seus crimes na cadeia. 

Por Felicio Vitali 

PS:  Toffoli acatou liminar - negada por instâncias inferiores - e mandou soltar o rapaz que furtou dois xampus e estava preso desde fevereiro. Efeito Fantástico ou ele só deu uma no cravo e outra na ferradura?

Nenhum comentário: