quinta-feira, 16 de abril de 2020

STF põe coleira nos impulsos sanitários de Bolsonaro


11.dez.2007 - Supremo Tribunal Federal - DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal tornou irrelevantes as opiniões e as ameaças de Jair Bolsonaro em matéria de isolamento social. A Corte deliberou que governadores e prefeitos têm poderes para decretar medidas restritivas na guerra contra o coronavírus. Além do distanciamento social, não dependem de Brasília para determinar, por exemplo, a quarentena e o fechamento de estabelecimentos comerciais e escolas.

Ficou entendido que, em matéria de saúde pública, os três entes da federação —União, Estados e municípios— têm amparo constitucional para agir. Assim, o governo federal também pode tomar providências para combater a proliferação do vírus, mas apenas as que tiverem abrangência nacional. E sempre no sentido de preservar vidas, não de colocá-las em risco. Não cabe a Bolsonaro interferir em decisões de governadores e prefeitos. Eventuais conflitos de competência devem ser dirimidos pelo Judiciário.

Na prática, o que a Suprema Corte fez foi colocar uma coleira nos impulsos anticientíficos de Bolsonaro, que ameaça há semanas editar um decreto presidencial para afrouxar o isolamento social, reabrindo o comércio nos Estados. Alguns ministros lamentaram que o governo federal não tenha agido como coordenador nacional do enfrentamento da pandemia. 

A decisão torna inócua também a iminente troca de comando no Ministério da Saúde. O presidente pode substituir Henrique Mandetta, mas não terá condições de virar do avesso a atual política sanitária da pasta, que recomenda à sociedade observar as regras de distanciamento social editadas pelos governadores.

Considerando-se que a cúpula do Congresso já havia sinalizado a intenção de derrubar eventual decreto do presidente, fica evidente que a aversão de Bolsonaro ao isolamento social converteu-o num personagem que se autoconfinou dentro dos seus rancores. Aos poucos, as instituições vão desligando o presidente da República da tomada, tornando suas posições irrelevantes.


Por Josias de Souza

Nenhum comentário: