sábado, 14 de setembro de 2019

Santuário de Aparecida vai destacar preservação da Amazônia na Festa da Padroeira


Santuário de Aparecida destaca preservação da Amazônia na Festa da Padroeira — Foto: Matheus Andrade/Santuário Nacional
Santuário de Aparecida destaca preservação da Amazônia
na Festa da Padroeira — Foto: Matheus Andrade
Santuário Nacional

O Santuário Nacional de Aparecida (SP) terá como destaque nas celebrações do dia 12 de outubro uma abordagem ao tema preservação da Amazônia. A data, em que a Padroeira do Brasil para os católicos é homenageada, é famosa por reunir milhares de fiéis e romeiros em missas e celebrações. Em 2018, o local recebeu mais de 12,6 milhões de visitantes.

Durante os nove dias de celebração, cerca de 340 mil fiéis devem passar pela basílica (veja abaixo). A temática da Amazônia na festa estará presente nos andores (estrutura de madeira em que se transportam imagens religiosas) que irão carregar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida na entrada da novena.

O destaque para esse tema é devido ao sínodo da Amazônia, evento convocado pelo Papa Francisco que irá reunir, no Vaticano, bispos de vários países durante o mês de outubro.
No último mês, a Amazônia ficou em evidência no Brasil e no mundo após o aumento nos registros de focos de incêndio na região, que gerou diversas reações por parte do Governo Federal.

"A ideia de convocar o sínodo é, segundo o Papa Francisco, pelo desejo de entender que o mundo criado é obra de Deus. O Papa tem a ideia clara de trazer a reflexão com o cuidado com a natureza, que será um dos temas da festa desse ano", disse o Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional, durante uma coletiva de imprensa.

Além da questão ambiental, celebrações no dia 12 de outubro terão como foco os 100 anos da Carta Apostólica, os 125 anos da chegada dos padres redentoristas ao Brasil e também vai abordar atividades missionárias.

Programação 12 de outubro

Santuário de Aparecida vai destacar preservação da Amazônia na Festa da Padroeira — Foto: Arte/G1

A programação completa pode ser acessada no site do Santuário.

Por G1 Vale

Nenhum comentário: