Primeira unidade do cargueiro multimissão KC-390 para a FAB (Força Aérea Brasileira), maior avião já produzido no Brasil. Foto: Divulgação/FAB |
Com três anos de atraso, a Embraer entrega hoje, às 11h, a primeira unidade do cargueiro multimissão KC-390 para a FAB (Força Aérea Brasileira), maior avião já produzido no Brasil.
A previsão inicial apontava 2016 como o ano da primeira entrega, mas atrasos nos pagamentos efetuados pelo governo federal para o desenvolvimento do avião e um acidente durante a fase de testes adiaram a entrega.
Nesta quarta-feira, com participação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a aeronave será entregue na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, onde ficará sediada. O avião já deve participar das cerimônias de 7 de Setembro, no próximo sábado.
Ainda neste ano, a FAB deve receber a segunda unidade do cargueiro, que será direcionada, segundo o Comando da Aeronáutica, para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A data prevista para a entrega é outubro.
Ao todo, a FAB comprou 28 aeronaves da Embraer para substituir a frota de C-130 Hércules. O contrato é de R$ 7,2 bilhões. Os aviões devem ser entregues até 2024.
A Embraer também vendeu cinco unidades do cargueiro para Portugal, o primeiro cliente de exportação da aeronave. O contrato é de 827 milhões de euros e as entregas estão programadas para começar em 2023.
Com a entrada do avião em operação, a expectativa da Embraer é que as vendas do cargueiro cresçam, especialmente com a joint venture que a fabricante brasileira fará com a Boeing para alavancar as vendas do avião no mundo. Nesta joint venture, a Embraer terá 51% de participação e a Boeing, 49%.
Segundo o comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o KC-390 será a “espinha dorsal da aviação de transporte que muito atenderá às missões da FAB”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário