sexta-feira, 26 de março de 2021

Butantan anuncia desenvolvimento de vacina brasileira contra a Covid-19



O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira, 26, o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra a Covid-19. O imunizante, batizado de ButanVac, será integralmente produzido no país, informou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que participou da entrevista coletiva sobre o antígeno.

De acordo com Dimas Covas, diretor da instituição, o pedido de autorização de testes em voluntários brasileiros será feito ainda hoje junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo clínico que pleiteia a liberação avaliará aplicação com diferentes intervalos de tempo. A ideia é que participem voluntários adultos, com idades acima de 18 anos, e fora dos grupos prioritários já atualmente vacinados pelo programa do Ministério da Saúde.

Se liberada, a chamada Butanvac realizará ensaios de primeira fase em abril. As etapas iniciais (1 e 2) são fundamentais para aferir a segurança do medicamento em humanos a terceira, e última, é a que afere a eficácia do medicamento. A instituição afirmou que poderá produzir 40 milhões de doses a partir de maio e 100 milhões a cada doze meses, tão logo a ButanVac seja aprovada. Segundo Doria, os resultados dos testes pré-clínicos, com animais, da nova vacina se mostraram promissores.

A expectativa do governador é que a vacina seja usada amplamente já no segundo semestre deste 2021. O Butantan produzirá 85% da cota de imunizantes em um consórcio internacional formado por Brasil, Vietnam e Tailândia. A instituição também prepara uma versão do imunizante para a variante P1 de Manaus.

O Butantan já fabrica a CoronaVac, em parceria com o laboratório chinês Sinovac Life Science, com insumos importados neste primeiro momento. A CoronaVac é o imunizante mais usado até agora no Brasil contra o coronavírus com mais de 25,5 milhões de doses já distribuídas pelo Ministério da Saúde.

“Não dependeremos da importação de nenhum insumo”, frisou Dimas Covas, presidente do instituto, ao anunciar a Butanvac. Segundo ele, o imunizante usará a mesma tecnologia da vacina da gripe.

Na Veja

Nenhum comentário: