quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Funcionários da Prefeitura do Rio impedem reportagens em hospitais


Guardiões do Crivella': MPRJ vai analisar denúncia de que Prefeitura paga  funcionários para impedir críticas em hospitais - Rio - Extra Online

Funcionários públicos da cidade do Rio de Janeiro fazem "plantão" na frente de unidades de saúde municipais para impedir que jornalistas e cidadãos denunciem problemas nos hospitais ou na gestão da saúde municipal. As informações são do RJTV, da TV Globo.

Em duplas ou sozinhos, os funcionários batem o ponto na frente de hospitais municipais mandando fotos para comprovar a presença em um grupo no WhatsApp nomeado "Guardiões do Crivella", criado em março de 2018, numa alusão ao prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

A função desses servidores seria dificultar o trabalho de jornalistas ao contradizer e constranger cidadãos para que desistam de conceder entrevista aos repórteres. Os funcionários são organizados e recebem as escalas por meio de três grupos no WhatsApp: "Guardiões do Crivella", "Plantão" e "Assessoria Especial GBP" [Gabinete do Prefeito].(...)

Leia íntegra na Folha.

Nenhum comentário: