quarta-feira, 19 de agosto de 2020

O voto do idiota


CONTRA VENDA DE VOTOS - Saques acima de 10 mil reais estão proibidos em RR

Veio à tona, de novo, vídeo em que Bolsonaro, cruel e ignorante, agride com a virulência ordinária homossexuais e filhos adotivos de casais gays, defende a tortura e chama democracia de “bagunça, libertinagem, Sodoma e Gomorra”. Até aí, morreu Neves. Já sabíamos de seu feitio repugnante.

O video é de 2011, “palestra” na Universidade Federal Fluminense. Viralizado na campanha de 2018, o que chama a atenção agora é o ataque ao Bolsa Familia, programa lulista bem sucedido e necessário que Bolsonaro quer rebatizar de Renda Brasil.

Lá em 2011, o então deputado do baixissimo clero, esconjurou: “o voto do idiota é comprado com o Bolsa Familia”. A frase foi lembrada por Miriam Leitão, em sua coluna de domingo, em O Globo. É atrás desse idiota que o Capitão corre agora.

Essa semana, Bolsonaro fez a terceira viagem ao Nordeste, em menos de dois meses. Fantasiado de candidato, no Piaui, inicio de agosto, pôs chapéu de vaqueiro, montou jegue, aglomerou para selfies. Os que ele xingou de “idiotas” lá estavam agradecendo o auxilio emergencial.
Continua após publicidade

Idiotas, talvez. Bolsonaro não deu o auxilio. A iniciativa é do parlamento. Mas fez crescer sua popularidade – no Nordeste, onde Fernando Haddad teve 70% dos votos em 2018, os indices de bom e ótimo de Bolsonaro passaram de 17 para 33% nas últimas semanas, segundo o Datafolha.

O Capitão aposta tudo na reeleição. Baixou o tom raivoso. Mas, por favor, não se trata de Bolsonaro “paz e amor”. Fala manso porque está acossado. A familia inteira está exposta em planilhas exibidas pelo Ministério Público – gastos não declarados à Receita, e pagamentos expressivos em dinheiro vivo.

Bolsonaro jamais será bonzinho. Zero sinal de civilidade. Capaz de dizer numa sala de aula (o mesmo video de 2011) ao aluno que lhe virou as costas, que o jovem “não faz seu tipo”. Por enquanto, abandonou tais investidas. Está na defensiva. As denúncias contra os filhos, esposa e ex-esposas, e o amigo Queiroz, o acuaram.

Ainda assim, deita e rola nas pesquisas de opinião.

E onde anda a oposição? Discute o sexo do anjos em redes sociais e lives? Faz notas de repúdio? Vozes isoladas. É preciso correr contra o tempo. Tempo de se unir. Tempo de frear Bolsonaro. Tempo de nos livrar da reeleição do pior presidente que esse País já teve. Tempo de conquistar o voto de mais de 70% dos que hoje são críticos de seu governo.

Por Mirian Guaraciaba

Um comentário:

AHT disse...

O VOTO DO IDIOTA


Os mandatos se sucedem e tudo continua na mesma.

Vencedores das eleições não mudam o modus
Operandi
: o que prometeram era apenas engabelação e
Tratam, mais do que depressa, garantir o lucro da
Operação da máquina segundo seus interesses pessoais.

Do lucro auferido e, quanto maior, maior a chance do
Objetivo político ser bem sucedido: a reeleição.

Infelizes e tomados pelo desânimo, os eleitores não
Desistem de acreditar e se agarrar à esperança.
Ironias, carências e a esperança ajudam a aprisionar
Os ludibriados eleitores em distintos currais eleitorais,
Tratados e mantidos no ponto até a próxima eleição.
A Justiça, garbosa e seletiva: contemporiza a realidade.


AHT
19/08/2020