O historiador Marco Antonio Villa acusou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de atacar o estado democrático de direito e violar, sistematicamente, a Constituição Federal. A afirmação foi feita a OVALE antes de aula magna realizada na noite desta quarta-feira (11) na Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos.
Para Villa, é preocupante a postura adotada pelo governo federal frente à crise econômica mundial.
"Estamos vivendo uma situação muito grave no mundo e no Brasil, e a impressão que dá, até o momento, é a de que o governo não sabe o que fazer", disse. "De um lado, o Presidente da República dando declarações absolutamente infelizes sobre o coronavírus e sobre a crise econômica mundial. Por outro, o Ministro da Economia também tendo uma atuação quase que omissa frente à situação gravíssima que vivemos, vide a disparada do dólar e a queda da bolsa, que é um processo sistemático, não é uma queda eventual, você tem uma queda contínua e violenta", afirmou.
Para o historiador, a situação atual pode gerar até três tipos de crises simultâneas caso não sejam propostas ações efetivas no combate aos desafios.
"Se o governo não tiver medidas imediatas para enfrentar a crise, nós passaremos por uma situação muito grave no país, muito grave mesmo. Vai combinar crise sanitária com crise econômica, e, por consequência a possibilidade de crise política, portanto vejo tudo com muita preocupação", continuou.
FRAUDE.
Questionado sobre a afirmação do presidente que acusa fraude nas eleições de 2018, Villa defendeu que as acusações de Bolsonaro podem configurar crime de responsabilidade.
"É uma afirmação irresponsável do chefe do Executivo Federal, principalmente que ela foi feita em um país estrangeiro, em uma tentativa de desmoralizar nossas instituições. Agora, cria uma situação sui generis, porque normalmente quem fala que teve fraude é quem perde as eleições", pontuou.
"Temos essa situação anômala de um presidente que faz uma afirmação tão grave, irresponsável, sem apresentar uma prova. Isso configura, na lei do impeachment, crime de responsabilidade. O estranho é que ninguém faz nada, as pessoas assistem e o presidente sistematicamente viola a Constituição, ataca o estado democrático de direito e não há resposta por parte de ninguém", criticou.
Em O Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário