terça-feira, 24 de março de 2020

EUA podem se tornar novo epicentro global do coronavírus, diz OMS


Arena de patinação de gelo foi convertida em abrigo para moradores de rua em Anchorage, no Alaska, para protegê-los da exposição ao novo coronavírus Foto: Matt Waliszek of Orzel Photograp / via REUTERS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira que está vendo "aceleração muito grande" em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da pandemia.

Questionada sobre essa possibilidade, a porta-voz da OMS Margaret Harris foi sucinta:

— Estamos vendo aceleração muito grande nos casos dos EUA. Então há potencial.

O estado de Nova York é o mais afetado do país e representa metade dos diagnósticos reportados nos EUA, com quase 21 mil casos. Todos os 50 estados americanos tem pacientes de Covid-19. Nas últimas 24 horas, 85% dos novos contágios reportados em todo o mundo tinham origem nos EUA e na Europa, pontuou a porta-voz da entidade das Nações Unidas.

Hospitais na Região Metropolitana de NY já reportam um aumento expressivo no número de pacientes de Covid-19, bem como a falta de equipamentos essenciais, como respiradores e máscaras de proteção. O aumento expressivo no número de diagnósticos se deu na sequência da expansão no número de testagens, que deram a extensão da epidemia: larga transmissão comunitária.

Em O Globo

Nenhum comentário: