quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Prefeitura de SP decide cancelar réveillon diante de casos da variante Ômicron


Réveillon na avenida Paulista, em São Paulo, reúne 1 milhão de pessoas anualmente Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Em meio ao surgimento de infectados pela variante Ômicron no Brasil e no estado, a Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar a festa de réveillon. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, à GloboNews.

O anúncio deve ser feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) nesta quinta-feira, segundo a emissora.

Na quarta-feira, a Secretaria de Estado de São Paulo confirmou o terceiro caso da nova cepa do coronavírus em um paciente no Brasil. Trata-se de um jovem de 29 anos que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no último sábado. Ele veio da Etiópia.

A variante foi descoberta na semana passada na África do Sul e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação (VOC). Até esta quarta-feira, havia sido identificada no Brasil e em outros 28 países.

Ainda faltam pesquisas para determinar sua transmissibilidade, letalidade e resistência às vacinas. Mas o que se sabe até agora é que os sintomas da Ômicron são diferentes dos da Delta, a responsável pela maioria dos casos recentes de Covid-19 no mundo.

Até agora, os pacientes infectados pela Ômicron apresentaram apenas sintomas leves. No entanto, a nova variante preocupa a OMS e os países por causa das 50 mutações que a nova cepa apresenta, sendo 32 apenas na proteína S, principal alvo das vacinas desenvolvidas até o momento. Acredita-se também que ela pode ser mais transmissível que a Delta, já que aumentou o número de casos de Covid-19 da África do Sul.

Mesmo antes da descoberta da variante ômicron, algumas cidades brasileiras já vinham se antecipando a uma possível nova onda de casos de coronavírus no início do ano que vem. Até o fim de novembro, pelo menos 71 municípios do interior de São Paulo tinham decidido cancelar o carnaval de rua em 2022.

Pelo segundo ano consecutivo, por exemplo, não haverá folia em São Luiz do Paraitinga, famosa pelo desfile de blocos que costumam reunir milhares de turistas, e cidades médias como Botucatu, Sorocaba, Mogi das Cruzes e Suzano.

Em O Globo

Nenhum comentário: