sábado, 11 de dezembro de 2021

Bolsonaro prega em cúpula pela democracia liberdade para mentir na internet



O presidente americano Joe Biden armou o palco para um novo vexame internacional de Bolsonaro ao incluir o capitão na lista de mais de 100 chefes de estado convidados para um evento virtual batizado de Cúpula pela Democracia. Gravada com antecedência, a fala de Bolsonaro foi injetada na pauta desta sexta-feira, último dia do encontro. Mas a vergonha já havia sido esboçada em documento enviado pelo Itamaraty à Casa Branca com os compromissos assumidos pelo Brasil.

Nesse documento, o governo brasileiro acusa a imprensa profissional de propagar inverdades e defende a liberdade de expressão na internet. A dificuldade de Bolsonaro de se exprimir não o credencia como defensor da liberdade de expressão. Ele é investigado no STF e no TSE por propagar mentiras. Empresas de tecnologia excluem rotineiramente conteúdo tóxico despejado por Bolsonaro nas redes sociais. O ministro Alexandre de Moraes acaba de inaugurar um inquérito sobre a live em que Bolsonaro associou a vacina anti-Covid ao vírus da Aids.

Considerando-se o seu histórico, o que Bolsonaro reitera na cúpula de Biden não é a prerrogativa de se exprimir livremente, mas o direito de reproduzir nas redes sociais as mentiras que compõem a sua retórica cotidiana.

Para completar o mico imposto aos brasileiros, Bolsonaro leva à cúpula de Biden um lero-lero que inclui, entre outros pontos, a defesa do combate à corrupção. O presidente usa a cúpula de Biden como uma edição extraordinária de sua live semanal. Comunica-se com os seus devotos. Até porque o resto do mundo, ao observar o casamento do líder da holding da rachadinha com o PL do ex-preso Valdemar, já enxerga pus no fim do túnel.

Por Josias de Souza

Nenhum comentário: