Homens das Forças Armadas na floresta durante GLO encerrada em abril: nova operação vai durar dois meses | Divulgação / Operação Verde Brasil 2 |
O desmatamento foi recorde. O Inpe divulgou pelo sistema Deter agora cedo, uma alta de 5% em relação a outubro do ano passado. Ao todo 877 km2 de desmatamento.
Isso cai sobre o argumento do governo em Glasgow de que estaria havendo redução do desmatamento. O Observatório do Clima alertou que o governo ainda não divulgou os dados do Prodes. O Deter é o primeiro alerta, o Prodes consolida e dá um número mais sólido. O ano para efeito ambiental é de agosto a julho, e o número sai sempre no começo de novembro. Pois é, ainda não saiu. Devem estar esperando passar a COP.
Sem reduzir CO2, avanço do mar põe em risco 50 cidades do mundo, incluindo 7 do Brasil, diz pesquisa
“As emissões acontecem no chão da floresta, não nas plenárias de Glasgow”, disse o coordenador do Observatório, Marcio Astrini. E nas plenárias, o governo Bolsonaro está tentando limpar a imagem, mas esse dado o desmente.
Como alertamos ontem, o acordo entre China e Estados Unidos implica numa pressão maior sobre o Brasil para o combate ao desmatamento, pois vão tentar barrar importações que venham de áreas de desmatamento ilegal, como está hoje na reportagem de Daniela Chiaretti.
Em O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário