quinta-feira, 4 de maio de 2023

Embaixada dos EUA recebe pedido para suspender vistos de Bolsonaro, Michelle e Mauro Cid


Jair Bolsonaro e Michelle em Nova York

Um ofício enviado ontem à embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, pede que a diplomacia americana abra uma investigação contra Jair e Michelle Bolsonaro, bem como Mauro Cid Barbosa, e avalie suspender vistos que permitam a entrada do trio no país. A solicitação foi enviada por meio da Câmara pela deputada Erika Hilton, do PSOL em São Paulo, com base nas suspeitas de adulteração de certificados de vacinação para entrada nos EUA. As informações foram reveladas na Operação Venire, deflagrada pela PF.

No documento, Erika afirma que é preocupante “a possibilidade das possíveis irregularidades cometidas por Bolsonaro configurarem ilícito também nos Estados Unidos”, uma vez que, segundo a parlamentar, quem ingressa no país se submete ao risco de ser punido caso cometa fraude nos documentos apresentados para a entrada.

A mesma hipótese é levantada por Erika, com base nas apurações da PF, em relação ao deputado Gutemberg Reis, do MDB no Rio; aos auxiliares bolsonaristas Max Guilherme de Moura e Sérgio Cordeiro, entre outros alvos da operação policial. Os pedidos da deputada também se estendem a eles.

Da última vez que entrou nos EUA, em dezembro, Bolsonaro tinha status de presidente. Antes de deixar o país, em março, havia solicitado um visto de turista para poder permanecer por lá. Tanto ele quanto Michelle possuem passaportes diplomáticos concedidos a ex-presidentes e dependentes diretos.

Nenhum comentário: