sexta-feira, 5 de maio de 2023

Carruagem de Charles III tem mais tecnologia que muito carro de luxo


Modelo escolhido pelo Rei Charles III tem mais modernidades que muito carroCrédito:The Telegraph/Divulgação

Durante a coroação, marcada para este sábado (6), Charles III vai desfilar a bordo da Diamond Jubilee State Coach, que tem chassi de alumínio, ar-condicionado e até câmeras de 360º

Diamond Jubilee State Coach é o nome da carruagem que vai transportar o Charles III durante a cerimônia de coroação, neste sábado (6), em Londres, na Inglaterra. O modelo é, digamos, menos ostensivo do que o Gold State Coach, utilizado pela Rainha Elizabeth II, que faleceu no fim de 2022. Por exemplo, ela é 3,3 metros mais curta e tem, "apenas", 5,5 m de comprimento. Ou seja, são 24 cm a mais que uma picape Hilux de cabine dupla, por exemplo.

Porém, embora tenha linhas para lá de clássicas, a carruagem é muito moderna. Fabricada na Austrália, em 2010, ela tem chassi feito de alumínio, sistema de suspensão com estabilizadores hidráulicos, ar-condicionado, vidros elétricos e câmeras de 360º. Ou seja, itens vistos apenas em carros de luxo.

Rainha Elizabeth II em cortejo na Diamond Jubilee State Coach; Foto: Mattew Lloyd/Getty

No total, a carruagem que servirá ao rei Charles pesa 2.790 kg. Afinal, nela há vários itens que fazem parte da história do Reino Unido e também do Império Britânico. Por exemplo, há pedaços de madeira da macieira de Isaac Newton e uma bala disparada durante a Batalha de Waterloo. Assim como um pedaço da Pedra do Destino, utilizada em coroações na Escócia e, desde 1.296, também na Inglaterra.

Rei Charles 3° quis carruagem 'discreta'

Gold State Coach; Foto: Encyclepaedia Britannica

Porém, ainda assim a carruagem escolhida por Charles III é considerada mais discreta que a Gold State Coach. Ou seja, o modelo utilizado desde 1830, na coroação de Guilherme IV. Embora não seja feito de ouro - os ornamentos dourados, incluindo os três querubins no teto, representam Inglaterra, Escócia e Irlanda - tiram o foco de um grande defeito da antiga carruagem: o conforto a bordo.

Construída em uma época em que ainda não havia pneus, suas enormes rodas de madeira com armação de ferro são um pesado para os ocupantes. Assim, entre os relatos de outros líderes, um teria dito que foi “a pior viagem da minha vida”.

Portanto, a decisão de George IV, que mandou instalar borracha nas rodas, foi bastante acertada. Afinal,, o modelo pesa nada menos do que 3.900 kg e tem 8,8 metros de comprimento. Ou seja, é maior e mais pesada que uma picape Ram 1500, por exemplo.

Seja como for, o Rei Charles não dispensou o cortejo na carruagem em nome da tradição. Assim, deixou de lado veículos como seus dois Aston Martin, bem como duas limousine Bentley "ER". Marca oficial da casa real, o "ER" é herança de sua mãe, e antecessora no trono, Elizabeth Regina.

Nenhum comentário: