terça-feira, 25 de abril de 2023

Versão tupiniquim de 'A Bela e a Fera' termina em nepotismo no Paraná



Ao nomear a sogra Marilene Rode para o cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo, o prefeito da cidade paranaense de Araucária, Hussein Dehaini, de 65 anos, alterou a natureza do seu casamento com a garota garota Kauane Rode, de 16 anos. O conto de fadas deslizou para a ilegalidade.

O que parecia apenas uma versão tupiniquim de a "Bela e a Fera" tornou-se um caso clássico de nepotismo. O fenômeno do nepotismo, como se sabe, refere-se ao favorecimento de parentes no preenchimento de um cargo em detrimento de pessoas que eventualmente mais qualificadas.

Há uma legislação regulamentando a matéria. Há também uma súmula do Supremo Tribunal Federal. Considera-se familiar o cônjuge, o companheiro ou o parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau. A sogra do prefeito, convertida em secretária municipal um dia depois do casamento, se enquadra no perfil.

Nas alianças políticas clássicas, os matrimônios interpartidários por vezes costumam evoluir para o patrimônio. No caso de Araucária, alega-se que o casamento é motivado pelo amor genuíno. Uma evidência de que, no Brasil, o amor não é coisa para amadores.

Nenhum comentário: