sábado, 1 de abril de 2023

Embraer diz que considera versão civil do C-390



Os atuais e futuros operadores do C-390 Millenium reuniram-se na base de Beja a convite das Forças Armadas Portuguesas. A Áustria foi um dos países convidados no encontro. Recentemente a Embraer também informou que uma versão civil da aeronave de transporte recebeu consultas de empresas.

Até agora, apenas a Força Aérea Brasileira utiliza operacionalmente a aeronave de transporte militar Embraer C-390 Millennium, mas o número de usuários aumentará significativamente no futuro próximo, pois Portugal, Holanda e Hungria já encomendaram firmemente o modelo.

De 28 a 31 de março, representantes das nações usuárias do C-390 se reuniram na Base Aérea Portuguesa nº 11, em Beja, para discutir experiências operacionais e possíveis cooperações com a aeronave.



Durante os quatro dias do evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações preparadas pela Força Aérea Portuguesa para receber a nova aeronave C-390, recentemente adquirida, bem como assistir a diversas apresentações sobre o avião por intervenientes da Força Aérea Portuguesa, da Força Aérea Brasileira, bem como das entidades envolvidas na conceção da aeronave, com destaque para a Embraer.

Servindo este encontro como plataforma de partilha de experiências e ideias sobre a aeronave, estiveram presentes representantes da Áustria, do Brasil, da Hungria, da República Tcheca e dos Países Baixos.

Durante a reunião do Grupo de Utilizadores do C-390, aberta pelo Chefe do Estado-Maior General da FAP, João Cartaxo Alves, os participantes puderam conhecer o primeiro C-390 destinado para Portugal no pátio de estacionamento da base em Beja. Portugal encomendou ao fabricante brasileiro um total de cinco KC-390 e um simulador do tipo. O primeiro exemplar encontra-se atualmente em Portugal e será aprovado em breve pelas autoridades portuguesas.


Fabio Caparicia, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas na América Latina da Embraer Defesa & Segurança, disse durante uma visita à Embraer em São José dos Campos que o C-390 Millenium é muito mais do que apenas uma aeronave de carga. “Ele pode ser usado para paraquedistas e lançamento de carga, reabastecimento ar-ar, operações especiais e combate a incêndios. Ele foi projetado para ser reconfigurado rapidamente. O C-390 Millenium é uma aeronave multimissão.”


A área de carregamento, que tem consistentemente 3,45 metros de largura e 2,95 metros de altura, permite o carregamento de soldados, veículos e até helicópteros. As Forças Armadas Brasileiras já receberam cinco exemplares, que acumulam mais de 8.000 horas de voo e têm se mostrado particularmente úteis no abastecimento durante a pandemia da COVID-19. A confiabilidade do C-390 é superior a 99% na FAB.

Essas propriedades também não passaram despercebidas pelos operadores civis. “Temos um grande número de consultas sobre um E390 civil”, disse Caparicia em São José dos Campos. Mas transformar o avião em uma aeronave civil não é uma tarefa fácil. “Estamos olhando para isso, mas não é um programa agora. Atualmente é apenas um estudo de caso. Se um cliente estiver disposto a apoiar tal projeto, temos uma solução”, diz Caparicia.
 

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