terça-feira, 11 de abril de 2023

Embraer e Saab se unem para vender o cargueiro KC-390 à Suécia


Cargueiro KC-390, da Embraer — Foto: Divulgação

A Embraer e a sueca Saab anunciaram hoje a assinatura de um memorando de entendimento que amplia a parceria entre as empresas, sobretudo na busca de novos negócios, e que prevê a oferta do C-390 Millennium, cargueiro militar desenvolvido pela companhia brasileira, para a Força Aérea da Suécia.

O anúncio foi feito durante a LAAD, principal feira de defesa e segurança da América Latina.

Além de prever a apresentação do C-390 “como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia”, o memorando contempla a potencial “integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão”.

Embraer e Saab também se comprometeram a buscar potenciais clientes dos caças Gripen no Brasil e na América Latina, “considerando o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, o Centro de Testes do Gripen e a linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP)”.

“Desta forma, a Embraer e a Saab irão colaborar para ampliar a participação da Embraer em contratos futuros do Gripen”, informaram as empresas, em nota.

As empresas desenvolverão ainda estudos técnicos para futuros caças, ampliando a transferência de tecnologia da Saab para a Base Industrial de Defesa no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O governo brasileiro e a Saab assinaram em 2014 um contrato para fornecimento de 36 caças Gripen à FAB.

Nenhum comentário: