quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Os Messias de araque


Foto do prefeito Fernando Diniz usada no protesto do Village das Flores

Complexo de messias é um estado psicológico no qual o indivíduo acredita ser ou estar destinado a se tornar o salvador de algum campo de atuação específico, grupo, evento, período de tempo ou até mesmo do mundo inteiro.

Afligidos pelo Complexo de Messias louvam sua própria glória ou alegam absoluta confiança em seus próprios destinos e capacidades e nos efeitos que terão sobre um grupo de pessoas ou aspecto da vida. 

É na política que esses complexados acham terreno fértil para fincar suas raízes. E na política conseguem a salvação apenas do que lhes interessam pessoalmente.

Em Caçapava temos esses “redentores” de sobra. 

Temos um na rádio que, usando os microfones, não faz outra coisa que não seja propagandear o seu “messianismo”. Ajudado pelos seus “anjos” aduladores ele chega a flutuar nas suas lorotas. 

O problema deste “redentor” é sua vida pregressa, ela é nada abonadora e os eleitores caçapavenses não entram na dele. Ele tem perdido feio todas as disputas que participa. 

Temos outro na prefeitura. Este, diferentemente do “redentor” da rádio, o seu passado o dignifica, o que não ajuda é o seu presente. Nunca se viu um “livrador” tão sem noção, tão apático. Treinado para guerra ele não sai da trincheira, afinou feio para o homem da rádio. Seus acólitos deitam e rolam na sua administração e ele não toma providências. Houve, como já escrevemos aqui, uma tentativa de corrupção envolvendo seu principal secretário.

A falta de noção do atual prefeito é grande, vejam: Os moradores do bairro Village das Flores vivem, há anos, com as ruas do bairro todo arrebentadas. Pavimentada com bloquetes e sem manutenção da Prefeitura os bloquetes soltam tornando as ruas intransitáveis, em alguns pontos fica difícil o morador chegar em sua casa. Cansados de reclamar, os moradores se uniram e como forma de protesto colocaram fotos do prefeito em todos os buracos das ruas. A TV Vanguarda fez uma reportagem a respeito e o prefeito ficou melindrado.

Melindrado e sem noção o prefeito, pra não ser diferente do seu antecessor, passou a atacar os moradores. Disse o prefeito, referindo-se a uma moradora: “A moradora só esqueceu de dizer que comprou a casa na várzea. E o solo é de turfa.” O que o prefeito sem noção não enxerga é que a liberação do loteamento foi aprovado pela Prefeitura. A responsabilidade dos moradores é construir suas casas dentro das normas legais. Eles não estão reclamando que o solo turfa está prejudicando suas casas; o que está prejudicando viver com dignidade no bairro, são as ruas sem manutenção, que com solo turfa ou não, é de responsabilidade da Prefeitura. 

E que o prefeito aja como prefeito, simples assim!

O ano que vem tem eleição para prefeito e o “messianismo” político já começa aparecer. 

Por isso, todo cuidado é pouco.

Nenhum comentário: