quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Bolsonaro escora em Paulo Freire sua falta de ideias


Resultado de imagem para Bolsonaro escora em Paulo Freire sua falta de ideias

Um governante que se preocupa demais com o espelho acaba vendo apenas a si mesmo. No caso de Jair Bolsonaro, o espelho está nas redes sociais. É ali, na sua bolha, que o presidente se enxerga. Para assegurar que o seu prazer narcísico se prolongue, Bolsonaro fornece aos seus adoradores a matéria-prima que torna o reflexo das suas redes sociais tão fiel à sua própria imagem. Foi nesse contexto que Bolsonaro enfiou no debate sobre a TV Escola a figura do filósofo e educador Paulo Freire. É preciso entender o método de Bolsonaro.

A TV Escola é um canal de televisão. Já pertenceu à estrutura do MEC. Desde 2015, esse canal é gerido por uma associação de direito privado chamada Roquete Pinto. Em teoria, a TV Escola serve para aperfeiçoar o trabalho de professores e melhorar a qualidade do ensino. O contrato do MEC com a associação vence no final do ano. E o governo decidiu que não vai renovar.

A renovação do contrato custaria algo como R$ 70 milhões por ano. No total, custaria R$ 350 milhões. Num cenário de penúria fiscal, pode ser uma boa ideia interromper esse contrato. O mais adequado, porém, seria que o governo expusesse os dados técnicos que fundamentaram a decisão, explicando para onde será transferida a verba e o que será feito para equipar professores e melhorar o ensino.

Em vez de explicações, Bolsonaro se limita a dizer que a TV Escola é "totalmente de esquerda" e "deseduca" o público. E cita Paulo Freire, chamando-o de energúmeno e responsabilizando-o pelos péssimos resultados dos alunos brasileiros no Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

Ora, Paulo Freire morreu há 22 anos. Notabilizou-se por desenvolver um método de alfabetização de adultos. Transformá-lo no demônio que fez da educação brasileira um inferno melhora o reflexo de Bolsonaro nas suas redes sociais. E libera o presidente da tarefa de expor ideias para o setor educacional. O que sobra é a impressão de que Bolsonaro não tem ideias para essa área tão prioritária.

Por Josias de Souza

Nenhum comentário: