sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

CAÇAPAVA VIVE A TEORIA DA CASSAÇÃO DO PREFEITO




Para que um governante seja “impichado”, deve estar sob uma tempestade perfeita, que normalmente é concebida pelo próprio governante. 

São três os elementos, que se existentes ao mesmo tempo, proporcionam o ambiente para que a Câmara simplesmente assopre o prefeito para fora do cargo.

Dito dessa maneira, parece algo simples, mas não é. Constitui-se em evento raríssimo que somente ameaça políticos muito inábeis. Em Caçapava, por exemplo, nunca aconteceu. 

O primeiro dos elementos é a economia em frangalhos. A grosso modo, ela dita o humor das ruas. É impossível afastar um prefeito no comando de uma cidade em crescimento acelerado, gerando empregos e criando oportunidades de prosperidade aos seus cidadãos. Some-se a esse fator, a alta impopularidade. Se a economia estiver mal e o prefeito se mantiver razoavelmente popular, também é difícil emplacar qualquer ação de afastamento. 

Em Caçapava, a draga econômica está puxando o prefeito para altos índices de reprovação, e pior, somando isso ao segundo elemento, e este fato está posto, que é a inabilidade administrativa, frouxidão e marasmo nas ações públicas, além de piorar a situação, poderia também acelerar o processo de cassação do prefeito. 

Bem, como dito acima, são três os elementos e para que prevaleçam, eles precisam existir ao mesmo tempo. O terceiro elemento é a habilidade do prefeito em tratar com aqueles que decidirão sobre sua permanência ou não à frente do Governo Municipal. 

É aqui que começa aparecer a podridão que impera e corrói a política brasileira, e em Caçapava não poderia ser diferente, vejamos: 

Todos nós sabemos que um cidadão entrou com um processo de cassação do prefeito de Caçapava por desvio de recurso do Fundo de Custeio do SUS, conforme vídeo de 04 e 12/04/2019, respectivamente, de reunião da CEI (Comissão Especial de Inquérito) Ato 03/2019, do arquivo da Câmara Municipal. 

Em depoimento na CEI o cidadão Carlos Augusto, ex-radialista da Rádio Capital, acusa a vereadora Preta da Rádio, hoje presidente da Câmara, de ter mandado para o arquivo de forma irregular uma denúncia, feita por ele, de Infração Política Administrativa contra o atual prefeito. Neste vídeo e ainda tratando da denúncia o ex-radialista chama Cesar Nascimento da Rádio de chefe de quadrilha e a vereadora Preta da Rádio de mentirosa e covarde, dado a forma como ela decidiu mandar a denúncia para o arquivo. Disse mais: Que a vereadora deveria ser investigada pelo crime de falta de decoro. Assim como disse que ouviu de Cesar Nascimento na rádio que 4 vereadores receberam R$ 50.000,00 e 15 cargos na Prefeitura cada um, para votar contra a denúncia. 

Na primeira denúncia feita por Carlos Augusto ele tinha o apoio tanto da vereadora Preta como de Cesar Nascimento, então presidente do PSC, partido também de Carlos Augusto. Até então inimigos do prefeito. Hoje, Cesar Nascimento e a vereadora Preta são protetores e amigos de fé do prefeito. Por isso o arquivamento da denúncia. Por que digo isso? Para que todos possam entender o funcionamento do uso da máquina pública para abafar e proteger o prefeito de uma cassação. 

O prefeito Fernando Diniz, parece possuir a seu desfavor o primeiro e o segundo elemento, ou seja, Caçapava vive com a economia em frangalhos e o povo não está satisfeito com o desempenho do prefeito no quesito infraestrutura. E no segundo elemento o prefeito demonstra fraqueza absoluta e forte incapacidade em enfrentar os problemas políticos se unindo a quem tem o hábito de destruir pontes, ao invés de construí-las, ou seja, o que há de pior na política local. 

O terceiro elemento, esse sim parece funcionar, a base de dinheiro público o que tornam as coisas mais fáceis, não requer destreza nem habilidade é só usar a máquina de gastar dinheiro alheio com aqueles que têm o poder de decidir sobre sua permanência à frente do Governo. 

Tudo indica que o prefeito conseguirá se arrastar até o fim do mandato!

Nenhum comentário: