domingo, 8 de dezembro de 2019

Comporte-se melhor, Bolsonaro!


Bolsonaro ri de piada com Dilma Rousseff em live - 05/12/2019 (Twitter/Reprodução)

A nova pesquisa Datafolha de avaliação do governo Bolsonaro, publicada, hoje, pela Folha de S. Paulo, traz duas boas notícias para o presidente e uma penca de outras que deveriam preocupá-lo.

As boas: o percentual dos que aprovam a condução da política econômica subiu cinco pontos nos últimos três meses. Caiu quatro o dos que dizem que Bolsonaro nunca age como um presidente.

As ruins: caiu cinco pontos o percentual dos que aprovam o desempenho do governo no combate à corrupção. A reprovação aumentou seis pontos.

Bolsonaro deve agradecer ao ministro Paulo Guedes, da Economia. E advertir o ministro Sérgio Moro, da Justiça e da Segurança Pública, embora a popularidade de Moro continue alta.

Piorou em três pontos percentuais a aprovação do governo na área da Cultura, mas Bolsonaro não pode jogar a culpa em ninguém. É dele mesmo que não tem o menor interesse pelo assunto.

Como dele também é a culpa pelo fato de 43% da população dizer que nunca confia no que o presidente fala enquanto só 19% dizem confiar sempre. 37% acham que ele só merece crédito às vezes.

Bolsonaro deve corrigir-se em outro ponto – o do temperamento. A maior parte da população acha que ele não corresponde às exigências do cargo de presidente da República.

Por Ricardo Noblat

Nenhum comentário: