sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

COMO SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO DE CAÇAPAVA?




“Quem quiser governar bem um país, deve primeiro governar a sua cidade. Quem quiser governar bem a sua cidade, deve aprender a governar primeiro a sua família; e quem quiser governar bem a sua família deve aprender primeiro a governar bem a si próprio”.
Confúcio – pensador e filósofo chinês 

Ano que vem(2020) os caçapavenses vão eleger prefeito e vereadores para mais um mandato. Os escolhidos vão cuidar do destino da cidade e do bem estar dos cidadãos por quatro anos. 

Vou tratar neste artigo do prefeito, os vereadores ficam para uma outra oportunidade. 

O que o prefeito precisa fazer para melhor administrar uma cidade? O que é ser “um bom prefeito”? 

Administrar uma cidade não é muito diferente de administrar uma empresa. Os desafios são bem parecidos, como: Gerir recursos financeiros, garantir e buscar melhores condições de trabalho para os colaboradores, cuidar do meio ambiente, o uso parcimonioso e ético dos recursos financeiros e humanos disponíveis. Este quadro se completa, principalmente para os gestores municipais, na necessidade diária de convivência com o jogo político, do relacionamento com a comunidade e, principalmente, junto aos governos estadual e federal. Portanto, ampliam-se mais o grau de exigências a serem enfrentadas por um administrador municipal. 

Porém, a punição a ineficiência é mais contundente na administração empresarial. Em Caçapava, no Governo Henrique Rico, por exemplo, o caso do material escolar. Para quem não se lembra: Já estava no meio do ano letivo e o material escolar ainda não tinha sido distribuído. A TV Vanguarda entrevistou uma mãe de aluno carente que reclamou do atraso. O então prefeito, que sofria de dois complexos o de “vedete”, aquele do político que gosta de aparecer - no atual prefeito esse complexo aparece nos desfiles comemorativos, ele adora desfilar, de terno, na frente da banda do exército - e o de valentão, Rinco não podia ser criticado que, como ele dizia, partia pra cima. Foi o que fez, na rádio esculachou com a pobre mãe que já no meio do ano letivo o filho ainda não tinha recebido o material escolar. 

Então imaginem: Se a escola fosse uma empresa e o material escolar uma peça importante para a produção dessa empresa. Alguém acha que seria tolerável que a produção dessa empresa ficasse parada por seis meses por falta da tal peça? Que as desculpas esfarrapadas dadas pelo Rinco, à época, seriam admitidas? Jamais! Ele seria sumariamente demitido e nunca mais recontratado. Para seu lugar certamente a empresa contrataria alguém muito mais preparado que ele. Isto foi apenas uma mostra do que foi o Governo Rinco, teve mais, muito mais... 

Parece que ele quer voltar, vamos recontratá-lo? 

Outro exemplo que diferencia uma administração empresarial da administração de uma Prefeitura Municipal é o uso parcimonioso e ético dos recursos financeiros. Em uma empresa privada o executivo corrupto além de demitido vai para cadeia. Em Caçapava temos o exemplo de um executivo demitido de sua empresa por desvio de produtos, neste caso era roubo. A empresa estava em franca reestruturação, optou por forçar um pedido de demissão para não chamar atenção. Agiu politicamente, e o “executivo” aproveitando a ocasião virou político. E pode ser candidato a prefeito de Caçapava. Fiquemos alerta! 

Em um caso contrário temos a tentativa, da atual administração pública, de comprar um cidadão, no intuito de evitar uma denúncia de infração política administrativa contra o prefeito Fernando Diniz, usando cargos comissionados pagos com dinheiro público. Dinheiro alheio. Caso típico de corrupção! Em uma empresa privada o “prefeito e o secretário envolvido” seriam demitidos e possivelmente denunciados à Justiça. 

Então, minha gente. Como vai ser o próximo prefeito? 

Ele será o responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico da cidade? 

Haverá eficiência na gestão e na organização da cidade? 

Uma das palavras fundamentais para uma boa gestão pública é “excelência”. Através dela os processos de fundamentação da estrutura do município, a capacidade de administração baseada em necessidade coletiva e o controle dos valores exigidos na gestão será indispensável. Para que ocorra resultados que beneficie a estrutura do município e a qualidade de vida da população será necessário alguém com muito preparo e que entenda de uma vez por todas que o importante é o produto final, ou seja: A felicidade do povo!

Nenhum comentário: