A mais nova cliente dos jatos de nova geração da Embraer já tem o seu primeiro avião pronto e aproveitou para lançar uma nova pintura. A Royal Jordanian é uma das empresas com frota mais jovem do Oriente Médio e encomendou 8 jatos E195-E2 no início do ano, sendo que já pretende chegar a 10 unidades do modelo.
Desde 2006, os jatos brasileiros voam na empresa de bandeira da Jordânia, sendo esses os modelos E175-E1 e E195-E1, que fazem voos dentro do Oriente Médio pela empresa.
Com o novo modelo, novos destinos poderão ser alcançados e a empresa aproveitou para estampar no primeiro E195-E2 a sua nova pintura, fugindo um pouco das tradicionais faixas retas para faixas mais curvas, que ficam embaixo da parte escura na fuselagem, ao contrário da anterior, como ilustra a imagem abaixo.
Na cauda houve uma mudança sutil, onde os detalhes em preto que faziam uma “escadinha” foram abolidos, e foram implementadas duas faixas douradas na parte debaixo, com uma fazendo uma sutil abertura para acompanhar o sentido da cauda.
Os motores tiveram a área pintada de vermelho reduzida, com a cor agora fazendo apenas uma faixa em torno da circunferência do fan (que é o ventilador que admite o ar para compressão). A abreviação “RJ” e a coroa foram colocadas logo atrás na parte preta da carenagem do motor.
Outro detalhe interessante deste E195-E2 que voou pela primeira vez em São José dos Campos é que, ao contrário do modelo da brasileira Azul e da canadense Porter, ele conta com apenas uma janela de emergência sobre as asas, indicando que deverá ter uma configuração menos densa que os 136 assentos da brasileira e os 132 da canadense.
A aeronave deve ser entregue ainda este mês, mas os voos comerciais na Jordânia se iniciarão apenas em janeiro, inaugurando a operação das aeronaves E2 no Oriente Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário