quinta-feira, 10 de março de 2022

Lula tem novo encontro marcado com o centrão



O favoritismo de Lula nas pesquisas contrasta com o raquitismo da coligação partidária que se juntou ao redor do candidato. Isso não chega a ser um drama eleitoral. Mesmo sozinho, o PT teria caixa e tempo de propaganda para tocar a campanha. O problema é que, se prevalecer nas urnas, Lula terá de ralar para ter o centrão de volta. A situação de Bolsonaro é muito parecida. A diferença é que o centrão já tem o atual presidente nas mãos.

O pequeno PSB apoiará Lula. Mas preferiu não se acorrentar ao PT num casamento de quatro anos. Abespinhou-se com a falta de generosidade do parceiro nas composições estaduais. E pressentiu que seria engolido. Ameaçados de extinção, PCdoB e PV toparam se submeter à hegemonia petista numa federação partidária.

A iminente filiação do ex-tucano Geraldo Alckmin ao PSB, com sua provável conversão em vice da chapa do PT, sinaliza o desejo de Lula de compor com a centro-direita uma coalizão para governar o país em caso de vitória.

Presidente eleito no Brasil sempre atrai o centro fisiológico. Mas surgiu uma novidade. O miolo fisiológico do Congresso cansou de ser guiado. Assumiu as rédeas do Orçamento federal. E não parece disposto a ceder os espaços conquistados. Ao contrário.

Montado num fundo eleitoral de quase R$ 5 bilhões e municiado com emendas que somam R$ 33,5 bilhões, o centrão deve voltar mais forte em 2023. Partidos como União Brasil, MDB e PSDB articulam blocos alternativos, para se contrapor ao pelotão comandado por Arthur Lira, atual presidente da Câmara. Mas o que move o grupo não é o desejo de devolver poderes ao Executivo. Deseja-se assumir o controle do Orçamento, como um novo centrão.

Um comentário:

AHT disse...

ELEIÇÕES 2.022
TEMOS CINCO ALTERNATIVAS:


( ) - A) Reeleger o Bolsonaro. Resultado esperado: O Brasil correrá o risco de retroagir e sob as botas de um governo autoritário e corrupto, graças ao comprável, fisiológico e corrupto Centrão.

( ) - B) Eleger o Lula pela terceira vez. Resultado esperado: O Brasil correrá o risco de retroagir aos tempos de mensalão e petrolão, controle da mídia e socialmente imoral, sempre contando com o natural apoio do fisiológico e corrupto Centrão.

( ) - C) Eleger o Moro pela primeira vez. Resultado esperado: O Brasil sentirá o que é viver sob as chantagens, rédeas e caprichos do Centrão fisiológico e corrupto.

( ) - D) Calma! Temos outros candidatos! Ciro Gomes, Simone, Dória, Eduardo Leite. Resultado esperado: Atenção! A situação é séria, não é hora para brincadeiras.

( X ) - E) Infelizmente o Brasil foi desleixado, foi adoecendo, não se curou e já está no 6º estágio da agonia. Só nos resta votar no Moro e querer acreditar que ele não será mais um Mito, nem um molusco salvador da pátria e, muito menos ainda, um submisso parceiro do Centrão fisiológico e corrupto.

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE.


AHT
10/03/2022