Morador de Tremembé, no interior de São Paulo, um menino de apenas seis anos está entre as 58 pessoas superinteligentes no Vale do Paraíba. Leonardo Zielinski de Almeida tem 148 de Quociente de inteligência (QI), considerado como 'inteligência genial'.
A Mensa Brasil, uma associação presente em cerca de 100 países que reúne as pessoas com alto QI considera superinteligente uma pessoa com mais de 130 pontos no teste. A média no Brasil é de 83 pontos.
Leonardo atualmente está no 3° ano do ensino fundamental, que normalmente é para crianças de oito anos. A mãe do estudante, Cristina Zielinski, conta que percebeu que o filho tinha certas características que iam além do que outras crianças apresentavam desde muito novo.
"Com meses ele já falava, com um ano já reconhecia todas as letras do alfabeto e com dois conseguia soletrar palavras que não são simples, como patinete. Aprendeu a ler com três anos e meio. Eu percebi também que ele tinha uma empatia pelas pessoas, percebia quando elas estavam triste, e isso não era normal", lembra.
A descoberta de que Leonardo é considerado superdotado aconteceu aos quatro anos. A mãe explica que ele não queria ir à escola no retorno das aulas presenciais após o período da pandemia e procurou um neuropsicólogo, que sugeriu e aplicou um teste para avaliar o QI.
"Nós não conhecíamos sobre a superdotação, então ficamos surpresos e buscamos conhecimento para entender e atender melhor as demandas do Léo. Ele é uma criança incrível, ama pesquisar e aprender sobre tudo".
Segundo o próprio Leonardo, as áreas de astronomia e astronáutica estão entre suas preferidas, tanto é que já foi medalhista duas vezes das Olimpíadas Brasileiras - uma com cinco e outra com seis anos.
"Quero ser piloto e astronauta, ou engenheiro porque gosto de construir coisas", conta o estudante, que explica que superdotados são pessoas que "conseguem aprender mais rápido".
Onde estão os superinteligentes no Vale?
O Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, tem 58 pessoas superinteligentes. Os números são da Mensa Brasil, uma associação presente em cerca de 100 países que reúne as pessoas com alto Quociente de Inteligência (QI).
Dos 58, 55 são homens e três são mulheres. 12 são estudantes e menores de idade, entre quatro e 15 anos, enquanto 46 são maiores de idade.
Entre os adultos, 10 trabalham como engenheiros, cinco como professores, três são consultores, dois empresários e dois militares, além de outros cargos diversos. Confira onde estão os superdotados da região:
38 em São José dos Campos
9 em Taubaté
4 em Jacareí
2 em Caçapava
1 em Aparecida
1 em Guaratinguetá
1 em Lorena
1 em Pindamonhangaba
1 em Tremembé
O Dia Mundial da Superdotação é celebrado nesta quinta-feira (10). No Brasil, há em torno de 2,6 mil pessoas superinteligentes associadas à Mensa, sendo 534 crianças.
A organização estima, porém, que 2% da população mundial tem alto QI - o que, no Brasil, representaria aproximadamente 4 milhões de superdotados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário