quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Presidente da Argentina tem câncer na tireoide, anuncia a Casa Rosada




O secretário de Comunicação Pública do governo argentino, Alfredo Scoccimarro, anunciou na noite desta terça-feira que a presidente Cristina Fernandez Kirchner será operada para tratar um câncer na tireoide do tipo papilífero no dia quatro de janeiro.

O tumor está localizado no lóbulo direito da glândula tireoide e não há metástase, de acordo com as informações oficiais. A cirurgia será realizada no Hospital Austral de Pilar pelo médico Pedro Saco e sua equipe.

Saco é o chefe do departamento de cabeça e pescoço do Instituto de Oncologia Doutor Angel Roffo da Universidade de Buenos Aires. Cristina deve ficar internada por 72 horas após a cirurgia. Para se submeter ao tratamento médico, a presidente, de 58 anos, ficará de licença até o dia 24 de janeiro. O governo ficará a cargo do vice Amado Boudou.

Soccimarro afirmou à imprensa que a doença foi detectada durante exames de rotina realizados no dia 22 de dezembro. Ele destacou que “os exames pré-cirúrgicos realizados nesta terça-feira indicaram a ausência de comprometimento nos gânglios linfáticos e a ausência de metástase”. Assim, a localização do câncer está restrita à glândula tireoide.

Nenhum comentário: