segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Número de voos prejudicados por laser verde aumenta quatro vezes


Folha


Manifestante usa caneta de laser verde durante protesto no Egito; raio prejudica voos quando apontado para o piloto

O número de voos prejudicados por raios laser no país aumentou quase quatro vezes neste ano, de acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Aeronáutica.

O caso ocorre quando pessoas em solo apontam canetas de laser verde, mais potentes que os de cor vermelha, para a cabine de aeronaves. O facho de luz prejudica a visão dos pilotos e pode causar cegueira temporária, segundo especialistas.

De acordo com o Cenipa, foram registrados 250 relatos de pilotos até novembro deste ano, contra 58 no ano passado todo. Há relatos em Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Campinas (SP), João Pessoa (PB), Navegantes (SC) e Fortaleza (CE).

A Aeronáutica considera ainda que o número real pode ser maior, já que a contabilização é baseada apenas nos relatos de pilotos sobre o voo em geral.

A partir de 2012, o Cenipa irá disponibilizar um formulário específico para que os pilotos informem sobre ocorrências do tipo. O objetivo é direcionar campanhas e ações conjuntas envolvendo aeroportos e a polícia.

Segundo a Aeronáutica, a maior parte dos casos envolvendo laser são de crianças e jovens que desconhecem o risco da "brincadeira", também comum em estádios de futebol --os casos começaram a aumentar em 2009.

"O que se vê hoje é uma maior facilidade de aquisição deste artefato e acredito que por isso no Brasil, nos últimos três anos, nós tivemos o incremento do número de reportes", afirma o major-aviador Márcio Vieira de Mattos, da Divisão de Aviação Civil do Cenipa.

Nenhum comentário: