sábado, 31 de dezembro de 2011

Países do Pacífico Sul festejam 2012


Foto: Reprodução de InternetA população dos pequenos estados insulanos de Samoa e Kiribati, e do território neozelandês de Tokelau, localizado no Pacífico Sul, foram os primeiros a comemorar a chegada do ano de 2012. Na Austrália e na Nova Zelândia a população também comemorou com muito fogos.

Em Samoa, país que na última sexta-feira fez uma manobra para pular do dia 29 direto para o dia 31 de dezembro sem passar pelo dia 30 para chegar ao outro lado da linha imaginária que marca a mudança da data, seus 180 mil habitantes entraram no novo ano às 8h, no horário de Brasília.

Já em Ápia, a capital de Samoa, milhares de habitantes e turistas despediram-se de 2011 após assistirem durante o dia às celebrações organizadas para comemorar a mudança que coloca o lugar entre os primeiros a receber 2012.

Após uma hora, às 9h, também no horário de Brasília, foi a vez de Niue, as Ilhas Salomão, o Reino de Tonga e Nova Zelândia, que se despedirá do ano nada bom para o local, marcado pelas tragédias causadas pelo terremoto que em fevereiro matou 181 pessoas em Christchurch.

Em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, o Ano Novo foi um espetáculo de fogos de artifício com cinco minutos de duração. Em Wellington, no entanto, a capital, por causa do mau tempo os governantes cancelaram as festividades.

Austrália celebra chegada de 2012:


Na cidade australiana de Sydney, muitas pessoas se reuniram no meio da tarde nos arredores do prédio da Opera House para o réveillon, com o já tradicional espetáculo que teve sete toneladas de fogos de artifício.

As autoridades especulam que cerca 1,5 milhão de pessoas estiveram nos píeres e ruas da cidade australiana para dar boas-vindas à chegada do Ano Novo e observar o céu iluminado de Sydney por 20 minutos.

Nenhum comentário: