quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Caçapava também já foi degradada


Resultado de imagem para Adilson Franciscate condenado

O rompimento de três barragens da empresa Vale S. A., uma das maiores mineradoras do mundo, somente coloca em evidência que o Brasil é a terra da impunidade, da exploração desmensurada e do dane-se o meio ambiente e as pessoas do entorno.

Se ninguém for preso tanto melhor, já que os sistemas de fiscalização são desaparelhados, desestruturados e sem a menor infraestrutura. Vivemos em pleno século XXI sem tecnologia, as barragens poderiam ser monitoradas por drones, satélites e sensores, mas, o que prevalece, como sempre, é o gogó dos empresários e dos políticos ordinários que tiram proveito dessa situação.

Alguns acadêmicos e outros tantos estudiosos discutem a necessidade de um novo Código Comercial para tratar das relações de negócios e conferir ao mercado da mineração mais dinamismo, porém e tomados por empresários gananciosos e políticos corruptos a exploração da mineração no Brasil não é calcada em condutas éticas e muito menos moral, assim como, o desprezo pelo meio ambiente é absoluto.

O Brasil é um país de tantas e repetidas catástrofes e o final é sempre o mesmo, desvio e roubo das verbas liberadas para as vítimas.

Três anos atrás o acidente de Mariana chocou o mundo, o Governo Federal liberou milhões de reais e posou de herói, nada foi feito e tudo desviado pelo caminho, nada chegou até as vítimas. Nenhuma lei foi feita, que pudesse intimidar e forçar as mineradoras a melhorar a segurança e evitar tamanha devastação. Depender de políticos da qualidade dos que temos hoje é um risco para o país e um perigo para os brasileiros.

Precisamos mudar o código de mineração, a forma de exploração, de fiscalização. Monitorar todas barragens 24 hs por dia, fechar todas as barragens que estão em risco, punir com muito rigor todos os responsáveis pelas tragédias brasileiras e principalmente: TROCAR, EXPURGAR E MANDAR A “MERDA” POLÍTICOS OMISSOS E MAU-CARÁTER, QUE TANTO COLABORAM COM A DESTRUIÇÃO DO BRASIL.

Aqui em Caçapava, políticos indesejáveis já tentaram impor aos caçapavenses a exploração de minerais. E como todos se lembram era tudo do interesse de um acarretador de areias que foi, junto com sua esposa, condenado a 3 anos de cadeia e multado em R$ 37,3 milhões por destruir uma floresta de preservação permanente no bairro Tataúba, zona rural da cidade. Os Condenados puderam recorrer em liberdade, segundo jornal O Vale.

Esse caso nos faz lembrar, que ficar de olho na vereadora Preta da rádio é necessário, graças a frouxidão da maioria dos vereadores, ela é a presidente da Câmara e assim sendo, temos o dedo com pouca assepsia de Cesar Nascimento enfiado na Casa de Leis. E foi da união Preta e Cesar Nascimento que saiu o projeto de lei de mineração em Caçapava. Vale lembrar, que este projeto era do interesse de Adilson Franciscate, um dos condenados mencionados acima e grande amigo de Nascimento.

Repetindo parte de um texto meu, publicado a algum tempo atrás, lembro: Toda vez que Caçapava entrou no jogo barulhento de pulhas em nome de mais empregos e mais impostos a cidade se deu mal. Exemplos: Faé, Tonolli, Aerovale e Extratoras de Areia, todas fechadas pela justiça por contaminação e destruição do meio ambiente graças a políticos irresponsáveis e empresários gananciosos. Vale dizer, que os funcionários dessas empresas ficaram desempregados e impostos deixaram de ser recolhidos. Como sempre sobrou devastação!

Um comentário:

Anônimo disse...

“O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.”
Martin Luther King Jr. (1929 – 1968)

"Quem mistura-se com porcos, farelo come"


No texto "Caçapava: Frouxidão e Omissão", neste Blog, li e apoio o comentário feito por um leitor:

" andre silvestre disse...
Gostaria que as pessoas que têm este blog como um meio de comunicação, que nos mantem informado de tudo que acontece em nossa cidade, pudessem dar mais atenção a postagem como estas que estão nos abrindo o olho a todo momento. Nós como munícipes já que não podemos esperar nada dos nossos políticos a não ser "frouxidão" temos que acessar criticar e se possível fazer manifesto pois é nossa cidade em jogo. Não adianta ficar aí soltando fogos pelo Bolsonaro se não damos nenhuma atenção a nossa querida cidade simpatia. Obrigado Clovis pela coragem que você tem. Vamos apoia-lo.

27 de janeiro de 2019 09:47"
-------------------------------

"Uma Andorinha só não faz verão"