quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Com este povo, pressão popular é piada.


O Datafolha soltou uma pesquisa ontem sobre o Mensalão. Feita em São Paulo. Não surpreende que 55% sejam contra um novo julgamento. O que revolta é que 37% são a favor. Mas quando a ideia de um novo julgamento é apresentada em oposição excludente à prisão imediata dos condenados, o equilíbrio de opiniões desaparece. De cada 10 entrevistados, 8 querem a prisão imediata. Mesmo depois de um ano, com toda a cobertura da mídia, a população em geral não sabe o que está acontecendo.

Na pesquisa feita ontem, o Datafolha também perguntou se, na opinião dos entrevistados, o ministro Celso de Mello deverá votar contra ou a favor de um novo julgamento. Para 50%, Mello será favorável à nova análise. Pouco mais de um terço (34%) acha que ele será contra. O restante não soube opinar. Resumo da ópera? A maioria não acredita em Celso de Mello e, por extensão, na Justiça, já que a maioria é contra um novo julgamento. Deveria servir de alerta para o STF.

Como se não bastasse, a pesquisa Datafolha mostra também que a maior parte dos paulistanos tem ressalvas ao desempenho do STF no julgamento do mensalão. Apenas 21% dos entrevistados classificaram o desempenho do Supremo como ótimo ou bom. Para 29%, o STF é regular. O maior grupo, 41%, julga o trabalho do STF como ruim ou péssimo. Os demais não souberam opinar.

Numa escala de 0 a 10, a nota média que os paulistanos dão para o desempenho da corte no julgamento do mensalão é 4,7. O Supremo ganha nota 10 de 4% dos entrevistados. Mas leva zero de um grupo bem maior, 18%. Oito anos após o rumoroso escândalo, a pesquisa mostra que 19% dizem estar bem informados sobre o mensalão. Os "mais ou menos" informados somam 52%. Mal informados são 14%. E 15% dizem que não ter conhecimento. (Coronel)

Nenhum comentário: