terça-feira, 3 de novembro de 2020

Justiça Eleitoral inicia preparação de urnas no Vale


Urna para eleição



A Justiça Eleitoral realiza nesta semana a preparação das urnas que serão utilizadas para as eleições municipais de 2020, que acontecem em 15 de novembro. O procedimento tem como objetivo a geração de mídias, conferência e a lacração do equipamento eletrônico.

COMO FUNCIONA O PROCESSO

Durante a preparação, as mídias geradas são os dispositivos utilizados para carga na urna, para votação, para ativação de aplicativos de urna e para a gravação de resultado. O procedimento de preparação, feito pelos cartórios eleitorais, consiste na transferência para a urna dos dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito.

Após alimentar as urnas com as informações dos eleitores e candidatos, os servidores realizam testes nos equipamentos, verificando o funcionamento, por exemplo, do som, impressora, brilho da tela e teclado. Em seguida, são colocados lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pela autoridade eleitoral, pelo promotor e pelos fiscais dos partidos e coligações presentes.

Representantes do Ministério Público, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), dos partidos políticos e das coligações podem acompanhar o procedimento em cada uma das zonas eleitorais do estado. Aos representantes é garantido solicitar a conferência dos dados em até 3% das urnas preparadas ou, no mínimo, uma por município. Não havendo solicitação, o juiz eleitoral determinará a conferência de, pelo menos, uma urna de votação por município na zona eleitoral.

Nenhum comentário: