sexta-feira, 25 de março de 2011

O capitalismo à brasileira sempre foi bonzinho com Lula


Lula ganhou um carro de presente de um empresário que já se enroscou com a Justiça na Europa, acusado de disseminar a doença da Vaca Louca. Não é um presente para ele próprio, Lula, mas para seu instituto. Acredito. Consta que o mimo é um utilitário. Se é assim, o Apedeuta compra três veículos com a bufunfa de uma única palestra — aquela sensaboria que seduz os que têm um estoque de metáforas ainda piores do que as dele.

O capitalismo, especialmente aquele que pode ser exercido no Brasil, sempre foi muito generoso com Lula. A sua pregação historicamente socialista era só uma forma de, sei lá, chantagear Dona Zelite para fazer parte da festa como guia moral.

Daqui a pouco, vem a campanha eleitoral de 2012, que ele vai comandar. Subirá no palanque para exaltar a ética apurada do PT. Já conversei com empresários que negociavam com ele ainda nos tempos do Grupo 14 da Fiesp, lá pelo fim dos anos 70 e início dos 80. O homem não mudou! Sabe, como poucos, transformar vantagens pessoais em causas coletivas.

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: