quinta-feira, 31 de março de 2011

Em Alagoas, desvio de dinheiro da merenda escolar

O Globo

Dezesseis pessoas, entre elas quatro primeiras-damas, foram presas pela Polícia Federal por desviar R$ 8 milhões da merenda escolar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - em 13 licitações, nos anos de 2007 e 2009 - para pagamento de despesas pessoais, como caixas de vinho, ração para cachorro, uísque doze anos, feiras e uma boneca.

Todos os produtos eram comprados em supermercados que ganhavam a licitação para a distribuição de merenda nas escolas de seis cidades. O dinheiro era descontado da verba encaminhada pelo Governo Federal.

Segundo a Polícia Federal, que desbaratou o esquema através da Operação Mascotch, as prefeituras encomendavam as licitações e as empresas que venciam usavam um valor bem abaixo para a compra de merenda escolar.

O restante abastecia o pagamento de propina (entre 5% a 10% do valor total da licitação) e incrementava as compras das primeiras-damas.

- Há bilhetes das primeiras-damas especificando tantos litros de uísque, de vinho ou uma boneca. Havia mais pedidos de feiras para a casa delas - disse o procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza.

Nenhum comentário: