quarta-feira, 27 de julho de 2011

Giro Pelo Vale e Região

Caçapava oferece curso gratuito para produtor rural 




Curso ensina manejo de caprinos


A Prefeitura de Caçapava, em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realiza hoje, 27 de julho, o curso de Caprinocultura, manejo de cria ou recria. 

O curso gratuito acontece no Rancho P&B, das 8h às 17h, e é destinado a produtores rurais e trabalhadores. A idade mínima para a inscrição é de 18 anos. Os interessados podem procurar informações no local. O Rancho P&B fica na Estrada Lago do Sol.


Rodovia dos Tamoios será duplicada a partir de março do ano que vem



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PMDB), anunciou nesta terça-feira, 26, a ampliação do primeiro trecho de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99), na área de planalto. A obra que se estenderia do km 11,5 até o km 32,8, até a cidade de Paraibuna, será aumentada em 31,7 km, até o trecho do alto da serra. A expectativa da administração estadual é de que a licença prévia para a duplicação do primeiro trecho seja obtida em novembro e, em março, seja concedida a licença de instalação para o início das obras.

O governador informou que a licitação para a obra será feita em dois lotes, para dar maior celeridade à conclusão do projeto. O cronograma é de que, em agosto, seja feita a primeira convocatória para audiência pública e seja lançado o edital de pré-qualificação.

Com a licença prévia, cuja expectativa é de que seja obtida em novembro, o governo estadual pretende publicar no mesmo mês o edital da obra. Até a conclusão da primeira fase, programada para o final de 2013, o governo estadual espera obter a licença ambiental para o segundo trecho da obra, na área de serra, cuja extensão é de 21,4 km. O projeto integral, composto de quatro fases, prevê um investimento de R$ 4,39 bilhões e pretende suprir a ausência de integração na região.


Prefeitura levará internet gratuita a 127 bairros de São José 



Até o início do próximo ano, moradores de 127 bairros de São José dos Campos terão acesso gratuito à internet em suas residências por meio da tecnologia Wi – Fi, que será disponibilizada pela Prefeitura. A licitação já foi aberta e deverá atingir inicialmente 20 mil domicílios, podendo, posteriormente, atender 54 mil. A empresa vencedora ficará responsável pela execução da transmissão do sinal de internet por 24 meses.

O sinal estará disponível durante 24 horas por dia e não permitirá acessos a sites pornográficos ou suspeitos que, por exemplo, possam transmitir vírus. A velocidade de acesso será de 256 kbps, ideal para navegação em sites diversos, como de redes sociais, pesquisas, etc.


Crimes passionais motivam aumento de homicídios na região 

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Dr. Roberto Martins de Barros
A Polícia Militar afirma que o aumento foi uma oscilação normal nos registros. E mesmo assim não deve aumentar o efetivo na região. "A estratégia que a polícia tem usado tem dado certo, tem funcionado. Nós estamos atuando de forma forte nos principais pontos onde ocorrem os crimes, afirma o policia militar. Para a Polícia Civil, o principal motivo para o aumento são os crimes de difícil prevenção. "Os delitos de homicídio são em decorrência de motivo passional, por conflitos ocorridos nas penitenciárias e pelo narcotráfico", explica o delegado. Especialista em segurança pública da OAB defende o trabalho das polícias, mas aponta a falta de efetivo como um problema a ser enfrentado. "O Estado tem que investir em concurso público pra gente ter severidade no judiciário, melhores investigações e casos solucionados mais rapidamente", declara.

Outro crime que também aumentou na cidade foi o latrocínio, que é o roubo seguido de morte. No primeiro semestre de 2011 foram 16 ocorrências contra 10 registradas de janeiro a junho do ano passado.


McDonald's incluirá frutas e reduzirá porção de fritas no lanche infantil 

Credito: DivulgaçãoA Arcos Dorados, empresa responsável pela marca McDonald’s em toda a América Latina, anunciou nesta terça-feira (26) que reduzirá calorias de todas as combinações do McLanche Feliz. A rede de fast-food reduzirá as porções de fritas e passará a incluir no lanche infantil uma porção de frutas frescas.

As mudanças, que começam a ser implantadas a partir de 1º de outubro em todos os países da região, incluem ainda reformulações para redução de nutrientes como sódio e açúcar nos itens do cardápio da rede.

A porção de fritas terá cerca de 100 calorias, menos da metade da versão anterior. Já a porção de frutas frescas, segundo a companhia, vai variar de acordo com a estação do ano. O cardápio da rede no Brasil passou a incluir em 2005 maçã in natura. Mas até então a oferta de fruta era feita apenas como item opcional.

Nenhum comentário: