sexta-feira, 22 de julho de 2011

Giro Pelo Vale e Interior Paulista





Pesquisadores de São José desenvolvem tecnologia com laser para detectar câncer de próstata 

Credito: Reprodução / Rede VanguardaO exame de toque retal, que hoje é o melhor método para diagnosticar o câncer de próstata, pode se tornar, em pouco tempo, uma coisa do passado.

Pesquisadores de São José dos Campos estão desenvolvendo uma tecnologia com laser para detectar a doença.

"Tem duas maneiras: uma maneira seria através de uma fibra ótica via uretra, que assessaria a próstata, nós teriamos o laser iluminando a região. Uma outra é através de um líquido que venha da próstata, tipo sêmen, onde traria também células patológicas que seriam caracterizadas", relata o pesquisador.

Além de identificar o câncer, o exame vai mostrar em que estágio está a doença. A resposta vai sair na hora. Em um ano, o método já poderá ser usado por médicos e laboratórios. Segundo o Ministério da Ssaúde, só em 2010 foram registrados 52 mil novos casos da doença no Brasil.


Procuradoria pede a prisão do prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto 

 Da esquerda para a direita, Roberto Peixoto recebe cumprimento carinhoso do vereador Chico Saad (PMDB) após depor à Comissão Processante; durante toda a audiência, peemedebista contou com o apoio de uma animada torcida uniformizada nas galerias do plenário do Legislativo; depoimento foi acompanhado atentamente até pelos parlamentares que não atuam no processo de cassaçãoA Procuradoria Regional Eleitoral pediu nesta quinta-feira (21) a prisão do prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto. Segundo o pedido, Peixoto estaria dificultando o andamento de um processo, no qual ele é investigado por suposta compra de votos. A irregularidade teria acontecido na última eleição municipal, em 2008.

Oficiais de Justiça tentaram por inúmeras vezes notificar o prefeito durante o processo, mas não conseguiram localizar Roberto Peixoto. O pedido de prisão será analisado pela Justiça Eleitoral. A assessoria de Peixoto negou que ele tenha atrapalhado as investigações.

Outro lado

Advogados do prefeito Roberto Peixoto falaram sobre o episódio. "Vamos apresentar a defesa do prefeito, demonstrando a sua boa vontade de colaborar e que em nenhum momento obstruiu a ação judicial eleitoral", afirmou o advogado Erich Castilhos.



Três homens invadem e roubam chácara em Caçapava

A polícia procura pelos três bandidos que invadiram uma chácara na zona rural de Caçapava. O crime foi no bairro Piedade.

Os ladrões estavam armados e renderam os os donos da casa. Depois seguiram para a outra residência, ao lado. Ao todo, seis pessoas ficaram na mira dos assaltantes. Os criminosos fugiram em um carro das vítimas levando equipamentos eletrônicos, celulares e joias.


Procon diz que lista de alunos da Unitau no SCPC é ilegal

UnitauA inclusão de inadimplentes da Unitau (Universidade de Taubaté) no cadastro de devedores do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é questionada pelo Procon de Taubaté. Para o órgão, a medida é ilegal.

O envio do nome dos devedores para o SCPC foi anunciado no início do ano pela Unitau como medida para reduzir a inadimplência na instituição, hoje estimada em 23%.

Os devedores começaram a ser incluídos no cadastro em junho --de acordo com a Unitau, foram 978 pessoas.

Contudo, o Procon contesta a medida. “A universidade não é uma instituição financeira como uma loja, um banco, ela não tem previsão legal para fazer isso”, disse a coordenadora do Procon em Taubaté, Regina Pelúcio.

De acordo com Regina, as instituições de ensino podem utilizar outros recursos para exigir o pagamento, como a execução judicial. “Mas não deve usar do SCPC para a cobrança”, afirmou Regina.


Nenhum comentário: