Somente uma cidade do Vale e região bragantina atingiu meta de alfabetização de crianças na idade certa em 2023, aponta MEC. — Foto: Reprodução/JN
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (28), uma pesquisa feita pelo Inep sobre o nível de alfabetização das crianças nas escolas da rede pública no Brasil em 2023. Nas 46 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina, somente uma cidade atingiu o patamar ideal estabelecido pelo Governo Federal, de 80%: Redenção da Serra, com 83,3%.
A cidade foi a única a ter o nível de alfabetização “5”, que considera as cidades com mais de 80% das crianças de 6 a 7 anos de idade alfabetizadas. O dado faz parte dos primeiros resultados divulgados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal lançado em julho do ano passado.
No país, o nível alcançado pela nova política é parecido com o percentual de estudantes alfabetizados no Brasil em 2019, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que era de 55%.
Redenção da Serra tem o maior percentual de crianças alfabetizadas da região, segundo o MEC — Foto: Divulgação/Prefeitura de Redenção da Serra
O que é o Compromisso e qual a diferença para o Saeb?
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi firmado pelo MEC em 2023, com o objetivo de articular ações municipais, estaduais e federais em torno de uma meta: garantir que 100% das crianças do 2º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever.
Para que isso se torne possível, o governo criou uma ferramenta nova de avaliação, capaz de traçar um diagnóstico mais preciso da situação de cada rede.
Até então, a principal prova para “medir” os conhecimentos das crianças era o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Só que o foco dessa avaliação são os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, que respondem questões de português e matemática.
Há dois pontos frágeis no Saeb, no quesito de alfabetização: em 2021, as crianças de 2º ano do ensino fundamental só participaram por amostra: ou seja, não foram todas que integraram o levantamento; a avaliação é feita a cada dois anos, intervalo que impede um acompanhamento em tempo real dos problemas de aprendizagem.
Como solução, no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, avaliações aplicadas por cada estado passaram a ser integradas aos dados do Saeb. Elas são: anuais, para um monitoramento constante das crianças; e censitárias, em vez de por amostra (ou seja, todos participam).
A ideia do MEC é, ao associar o Saeb e as provas estaduais, chegar a uma resposta mais precisa da situação de cada rede de ensino.
Somente uma cidade do Vale e região bragantina atingiu meta de alfabetização de crianças na idade certa em 2023, aponta MEC. — Foto: Reprodução/JN
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