terça-feira, 23 de novembro de 2010

Morte de bichos de estimação preocupa moradores de Taubaté

Cachorros, gatos e até cabrito apareceram mortos em bairro de Taubaté.
Suspeita é que animais foram envenenados.

 
Donos de animais de estimação em Taubaté, a 140 km de São Paulo, estão preocupados com uma série de mortes misteriosas ocorrida na cidade. Pelo menos sete bichos, incluindo cães, gatos e um cabrito, foram encontrados mortos no bairro Colinas. A suspeita é que eles tenham sido envenenamento.

O serviço público vem sendo acionado frequentemente para recolher os corpos dos animais. Os donos não sabem mais o que fazer. A cabeleireira Heloísa de Oliveira cuidava da saúde de seu cão. Ela prestava atenção nas datas das vacinas e só dava ração. Ao vê-lo agonizar até morrer, ficou impressionada e agora nem pensa mais em ter cachorro. "As crianças estão tristes. A gente está muito abalada, porque tem aparecido muito cachorro morto. Está muito difícil", contou.

O pinscher Cuzco foi outra vítima. "Não teve o que fazer. Em 20 minutos o cachorro morreu. Não acredito que uma doença mate um cachorro em 20 minutos. Provavelmente estão misturando veneno com carne", disse o inspetor de qualidade Marco das Dores.

Após a morte de Cuzco, ele decidiu deixar seus outros dois cães e o gato de estimação trancados dentro de casa. "Se eu deixar solto, corre o risco de alguém matar. Então em hipótese alguma posso deixar no quintal", conta.

Segundo a veterinária Karime Scarpelli, em casos de mortes súbitas e seguidas, em uma mesma região, a causa quase sempre é veneno. "Um único grama de um tipo de veneno é capaz de matar uma pessoa de 60 kg em pouco mais de uma hora. Então é muito sério mesmo. O estrago é muito grande", explicou.

Nenhum comentário: