sábado, 4 de junho de 2016

Lenda do boxe, Muhammad Ali morre aos 74 anos



Por:Veja

Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, Muhammad Ali morreu na noite desta sexta-feira, nos Estados Unidos. Ele tinha 74 anos e estava internado em estado muito grave em um hospital de Phoenix, no Arizona, onde deu entrada com problemas respiratórios. A morte foi confirmada por comunicado divulgado pela família do ex-campeão. O porta-voz de Ali, Bob Gunnel, havia informado mais cedo que o ex-pugilista sentiu dificuldades ao respirar no centro médico de Phoenix.

Carismático, provocador e muito, muito talentoso, Muhammad Ali fez mais de 60 lutas profissionais em sua vitoriosa carreira – e perdeu apenas cinco. Com uma técnica impecável e uma resistência fora do comum, o americano tornou-se uma lenda no mundo do boxe. Não só pelo seus feitos em cima do ringue, mas também por uma postura política que não era comum em atletas de grande expressão.

Ele nasceu dia 17 de janeiro de 1942, na cidade de Louisville, em Kentucky. Por ser o primogênito, ganhou o nome do pai e foi batizado como Cassius Marcellus Clay Jr., que também foi o nome de um político abolicionista do século XIX nos Estados Unidos.

O pai era descendente de escravos e trabalhava como pintor. A mãe, Odessa O’Grady Clay, era empregada doméstica. Com apenas 12 anos, Cassius conheceu o técnico de boxe Joe Martin, que também era chefe de polícia na cidade. Em uma tentativa de assalto, o garoto reagiu com socos para evitar que o ladrão roubasse sua bicicleta. Logo Martin viu o menino em ação e recomendou que ele praticasse boxe, para aprender a se defender.

Nenhum comentário: