sábado, 27 de junho de 2015

O ATO E O FATO


Brasilino Neto
Que pena Neymar!

O Brasil tem vivido momentos que, penso, todos desejamos passem logo, pois realmente não são os melhores para serem experimentados.

Faço referência, sobretudo, quanto à crise de descuidos, para dizer o mínimo, que nos têm dado grande parte da classe política e pessoas que representam parte significativa do PIB brasileiro, que hoje sofrem as constrições pessoais e profissionais nas barras dos tribunais.

A par desta insólita situação, ainda nos deparamos com a constrangedora situação e mau exemplo gerado pelo jogador da seleção brasileira Neymar no jogo da Copa América, quando se envolveu em atritos físicos com outro jogador e, depois aguardou o juiz da partida na entrada do túnel do estádio para afrontá-lo, o que lhe impôs quatro jogos de suspensão, que poderá estender, inclusive, até aos jogos das eliminatórias para a copa do mundo.

É, como se diz comumente, ‘mau exemplo pra ninguém botar defeito’, pois a ninguém é dado desconhecer a importância, notadamente no meio futebolístico, de pessoas com o renome como o que ele tem, sirva de espelho para tantos outros jovens e crianças, que uma situação desta passa.

Sua condição de capitão da equipe lhe impõe ainda mais obrigação em ser correto e equilibrado em suas ações, pois além das responsabilidades com os membros da seleção de futebol que integra, e que (infelizmente) serve de alento a muitos brasileiros, ainda passa uma mensagem desordenada a seus admiradores, especialmente aos ainda em formação.

Isto se agrava quando vemos que um jogador brasileiro quando marcou seu gol, seguiu em direção do local de onde Neymar assistia ao jogo e lhe dedicou e uma tal “câmera exclusiva” ainda lhe dá diferenciado enfoque, quando ele bate palmas, como se viu, apenas para cumprir tabela e com o maior desinteresse do mundo em relação ao que estava acontecendo em campo.

Complica ainda mais quando vemos no dia seguinte as manchetes “Neymar já deixou o ambiente da seleção e está curtindo a vida”, “Neymar sai de férias mais cedo” e “Craque viaja do Chile em avião particular”, como que saudando, exaltando as bobagens e maus exemplos que este jogador deu.

Com certeza a decretação de seu isolamento temporário, sem estas insólitas publicações o fizesse pensar melhor quando em nova situação tal qual a que estes fatos se deram e evitasse tais desencontros.

Exagero pensar assim? Tenho que não, por se tratar de uma pessoa pública como é, e a visibilidade que como jogador internacional tem.

Porém, nem só desastre isto restou, pois uma coisinha (uma coisinha só mesmo) boa aconteceu neste episódio que é a de que “CBF desiste de entrar com recurso contra a punição de Neymar”, o que deveria acontecer em todos os demais casos, com todos os jogadores, independentemente da importância que têm no e para o elenco, pois assim, quem sabe seria um grande alerta para que estes profissionais se cuidassem em não praticar atos violentos nos campos de futebol, não causando reflexos tais em suas assistências.

Minhas tristezas a você Neymar. Nas próximas oportunidades pense e aja melhor. Dê bom exemplo, você sabe como fazer isto, basta querer, pois de maus exemplos já temos muitos.

Meus louvores à CBF, pois a decisão em não recorrer da punição impostas passa a impressão que pensam tal como o ato de repúdio que aqui faço.

2 comentários:

Anônimo disse...

No ponto.

Paulo L. disse...

Dr. Brasa você acertou mais uma vez. Precisão, coerência, equilíbrio e discernimento. A derrota hoje da seleção, ou melhor, selecinha, corrobora com todas as suas afirmações. Parabéns amigo.