sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MILITAR QUE MATOU BIN LADEN TEM IDENTIDADE REVELADA


o ex-SEAL Rob O'neill
O ex-SEAL Rob O’neill

O militar americano que disparou o tiro que matou Osama bin Laden teve a identidade revelada. Trata-se de Robert O’Neill, de 38 anos, um veterano altamente condecorado das campanhas do Afeganistão e do Iraque. Em entrevistas ao jornal The Washington Post, O’Neill disse que decidiu vir à público por estar convencido de que sua identidade poderia ser vazada por outras pessoas.

Segundo ele, o que era um segredo bem guardado havia se espalhado no meio militar e também era conhecido por membros do Congresso e por pelo menos duas organizações de comunicação. A rede de TV Fox News já havia anunciado que a identidade do militar, que integrava o grupo de elite Navy Seals, da Marinha americana, seria revelada em um programa que vai ao ar na semana que vem. Mas a informação vazou depois de ser publicada em um site que reúne veteranos dos Seals, que não ficaram contentes com a cooperação do militar com a imprensa e sua intenção de revelar detalhes da ação.

O Washington Post, que também planejava publicar uma série de entrevistas com O’Neill paralelamente à exibição do programa, acabou divulgando nesta quinta-feira que o militar confirmou ter sido o autor do disparo fatal que atingiu o chefe da organização terrorista Al Qaeda em uma casa em Abbottabad, no Paquistão, em 2 de maio de 2011. O jornal entrevistou outros militares presentes na operação para confirmar a autoria do disparo.

Nenhum comentário: