sábado, 23 de janeiro de 2016

O ATO E O FATO


Brasilino Neto
Indecentes

Não tenho outra palavra para qualificar as atitudes que nossos governantes têm tido em relação ao seu povo, especialmente quanto ao federal.

Embora não seja nenhum expert na área econômica, não tenho dúvida em afirmar que essa orquestração de dificuldades do sistema de saúde brasileiro seja somente um elemento, um meio para criar clima favorável para a aprovação da CMPF, que simplesmente será mais um canal de recolhimento de valores para benefícios de poucos.

Assim penso, pois já tivemos CPMF em tempos anteriores, que segundo as diretrizes seriam canalizados exclusivamente para a saúde e que, no entanto, centenas foram os desvios e corrupções e a "saúde" continuou "doente", tal como agora. 

Esta situação tanto é verdadeira que a presidente Dilma incluiu no orçamento de 2016 a previsão de arrecadação de 10,5 bilhões de reais por esse ignominioso imposto.

Não se diga que o setor de saúde não precise de mais recursos para cumprir sua finalidade social, porém, já pagamos impostos demais, entendendo que o que efetivamente falta é bem administrar o que se recolhe e, sobretudo, evitar vultosos desvios e corrupção de valores.

Cabe aqui uma pergunta: por que para a copa do mundo e as olimpíadas, questões passageiras e sem nenhum legado para o povo brasileiro, temos bilhões e bilhões de reais disponíveis, enquanto que para a saúde tenha que se criar mais um imposto ?

Repito: O sistema de saúde realmente não funciona no Brasil, mas esta orquestração nos meios de comunicação sobre estes males, sem dúvida, é para gerar climapara que possam aprovar a malfadada CPMF e assim gerar mais meios de corrupção, pois para a saúde mesmo sabemos que ficará, como sempre foi, relegada a segundo, terceiro ou mais planos.

Mais umas perguntas:

Um país que tem Marcelo Castro como ministro da saúde, com experiência zero em saúde pública pode ter melhoria na área ? Pode dar certo ?Um país que tem um ministro da saúde que diz:"Vamos torcer para que as mulheres antes de entrar no período fértil peguem a zika, para elas ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Ai não precisa da vacina" pode dar certo ? Somos ou não somos um país indecente em deixar no cargo de ministro da saúde esse tal Marcelo Castro, que faz uma insólita e insultante afirmação dessa no cargo ?

Dilma não adiante querer arrecadar 10,5 bilhões de reais através da CPMF e dizer que ele irá para a saúde, pois e e nenhum outro brasileiro cremos nisto, pois será canalizado para qualquer outro setor, menos para a saúde.

=============================

Dilma durante a campanha presidencial passada afirmou reiteradas vezes que a colocação de pauta da volta da CPMF seria uma indecência, uma desonestidade, e agora ela faz isto e nada lhe ocorre. 

Na semana passada ao se referir à CMPF Dilma, numa amontoado de palavras desconexas afirmou: "Equilibrar o Brasil num quadro em que há queda de atividade implica necessariamente, a não ser que nós façamos uma fala demagógica, ampliar impostos. Eu estou me referindo à CPMF. Acho que é fundamental para o país sair mais rápido da crise aprovar a CPMF, que é um imposto que se dissolve, se espalha por todos, de baixa intensidade, ao mesmo tempo em que permite controle de evasão fiscal e ao mesmo tempo faz outra coisa, que é muito importante: tem um impacto pequeno na inflação, porque ele é dissolvido se você considerar os demais impactos". 

Nesta mesma esteira, em uma carta de reprovação que o Banco Central tem que fazer ao ministro do Planejamento cada vezes que a inflação ultrapassa a meta estabelecida, e o presidente do Banco Central Alexandre Tombini escreveu:"O Banco Central entende que o processo de ajuste macroeconômico em curso, intensificado por eventos não econômicos, contribuirá para uma dinâmica menos pressionada da inflação, ao auxiliar na quebra da resiliência de preços. Em termos do conjunto de indicadores de ociosidade da economia, nota que medidas convencionais de hiato do produto encontram-se em território desinflacionário, em linha com a evolução recente da atividade - menores que as estimativas de crescimento potencial da economia".

Tanto Dilma como Tombini somente enrolaram e nada disseram, e nós aqui pacientemente ouvindo estas baboseiras e arcando com os demandos.

Nenhum comentário: