sábado, 30 de janeiro de 2016

Consciência Política



Como é de conhecimento de todos, grande parte da população, cerca de 14,6 milhões de brasileiros são analfabetos, e 1/3 da população é formada por analfabetos funcionais, ou seja, sabem ler e escrever mas não conseguem interpretar o que leem, podendo dizer que “desenham”, não escrevem.

A Constituição Federal não permite que analfabetos se candidatem, porém, permite que os analfabetos funcionais concorram nas eleições.

Bem, não é atoa que o Brasil está neste buraco profundo. Governado a mais de 12 anos por analfabetos funcionais o país afunda em crises. Lula não estudou, sua experiência profissional é de torneiro mecânico medíocre e já declarou que a leitura dá sono nele. Dilma é uma incultura geral para uma pessoa com curso superior. Não consegue reproduzir máximas, ditados e aforismos que já fazem parte da psique popular, sem erros gritantes.

Administrar um país, um estado ou uma cidade exige experiência, e muito preparo. Os problemas gerados são complexos e adversos e resolve-los não é para qualquer um.

A Constituição diz que todo cidadão tem direito a disputar uma eleição, mas não diz que ele tem obrigação de se preparar com antecedência para o cargo que pleiteia. Essa exigência ficou por conta do eleitor consciente.

Lembrem, propaganda e papo furado não transforma um imbecil num cidadão apto e capaz. Portanto, pensem bem antes de escolher seus candidatos.

Um comentário:

André Silvestre disse...

Nossa essa matéria parece que se encaixa direitinho na situação atual aqui de Caçapava.