sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O ATO E O FATO


Brasilino Neto
Queria compreender!

Neste país chamado Brasil acontece algumas coisas que faz com que pensemos seja surreal, pois aqui se dão coisas que nos tornam céticos.

Cuido de um embate travado entre os Delegados da Policia Federal e o Ministério da Justiça, que guarda referência ao corte de R$ 133 milhões do orçamento da Policia Federal.

De um lado dizem os Delegados Federais que este corte impõe restrições ao trabalho desenvolvido pela corporação, até mesmo influenciando negativamente na continuidade da operação conhecida como “Lava Jato” e nas demais dela decorrentes, que descobriu desvios de bilhões e bilhões de reais tão essenciais à solução de problemas básicos de saúde, educação e segurança do povo brasileiro.

De outro o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e diz que os cortes impostos são decorrentes das condições orçamentárias do governo, mas que estes cortes não afetarão as atividades da Policia Federal e nem causará prejuízo à continuidade das operações em curso.

E ai, passados dois ou três dias o Ministro da Justiça vem a público e faz a afirmação de que está se empenhando junto aos órgãos governamentais no sentido de recompor o orçamento para que as atividades não sofram solução de continuidade.

Nestas circunstâncias me ocorre aqui uma insolúvel dúvida ante o confronto das declarações feitas pela Associação dos Delegados Federais e do Ministro José Eduardo Cardoso.

Pois me é incompreensível esta situação e evidencia grave erro, eis que se o Ministro Cardoso assegura que o corte de R$ 133 milhões no orçamento da Policia Federal não afeterá as atividades da corporação, por que então está se empenhando em buscar junto ao governo a recomposição deste vultoso corte ? Se o está buscando é porque é imprescindível a manutenção deste aporte. Se é imprescindível por que promoveu o corte ? Se não é necessário estão seu empenho em recompor o orçamento é desnecessário e estamos “jogando pela janela” 133 milhões de reais ?

Esta situação de desconexão entre as falas da Associaçãos dos Delegados Federais que acirrou as críticas ao corte com as do Ministro José Eduardo Cardoso num primeiro momento, o que depois foi revista há indubitável incoerência, assim ministro cabe aqui estas perguntas: O corte gera ou não dificuldades nos trabalhos da Policial Federal? Os 133 milhões de reais são ou não necessários para seus trabalhos? Qual afirmação do senhor está correta? A revisão da possibilidade em recompor esse orçamento se deu pela pressão recebida da Associação e da população? Um governo, como dizem os senhores políticos, que vivem um “estado democrático de direto” pode prescindir de uma Policia atuante e atenta aos atos que desvirtuam a ética, a moral, os costumes e os interesses de um povo? Se não pode por que lhe impõe tão vultoso corte?

Senhor Ministro ajude-me a acabar com essa tormentosa dúvida e façamos o seguinte: recomponha o orçamento da Policia Federal deixe-a trabalhar livremente, sem que isto nos cause, a mim e ao senhor, qualquer temor, pois pessoas que agem dentro dos parâmetros de seriedade da vida nada tem a temer quanto às suas operações.

Ministro faça isto pelo bem do Brasil.

Um comentário:

Ana Lúcia disse...

Que análise mais sensata, alias, isto se pode esperar sempre dos artigos do dr. Brasilino. Parabéns.