quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Diálogo do Amor! O Ancião e o Menino.


Brasilino Neto
Brasilino Neto

Caros Leitores por algumas vezes neste Blog fiz referências e críticas ao momento que o Brasil vive, porém, nesta fase de Natal trago um conto onde procuro alertar o quanto temos de dar atenção aos nossos idosos, assim:

- Olá vovô - disse João Paulo, 12 anos, ao ancião que estava parado na calçada.

- Olá, mas eu já não sou vovô, sou bisavô.

- Eu tenho bisavós.

- Que bom respondeu o ancião.

- O senhor está precisando de alguma coisa?

- Preciso de alguém que me dê a mão para eu atravessar a rua e ir  até aquele templo.

- Eu posso fazer isto com o senhor! Eu também estou indo lá.

- Que bom, então vamos.

Deram as mãos, atravessaram a rua e entraram no templo.

- O vovô, ou melhor, bisavô você mora sozinho?

- Não, moro ali onde estão meus filhos, netos e bisnetos; mais de quinze.

- E porque você está sozinho?

- Eles estão muito ocupados com festas, jogos e brincadeiras e nem me viram sair. Sabe que às vezes eu penso que eu sou invisível! Pois eles pouco me percebem!

- Dei-lhes carinhosamente as mãos em todos instantes de suas vidas, mas hoje eles não fazem isto comigo. Eles pensam que eu não preciso, mas eu preciso sim, e muito; até mesmo porque me sinto muito só!

- Como o senhor se chama?

- João.

- E você se chama?

- Também João, João Paulo.

- João Paulo, você sabe que caminhando de mãos dadas com você estou me sentindo muito seguro e que a solidão se foi?

- Que bom bisavô, fico muito feliz.

- Queria que o pessoal lá de casa fizesse sempre isto comigo, e aí não me sentiria tão só.

- Bisavô, vamos fazer uma oração?

- Claro João Paulo eu estava vindo aqui para isto.

- O senhor ia orar pedindo o quê?

- Para que Deus fizesse os meus filhos, netos e bisnetos entenderem que preciso muito deles para não me sentir só, e você para que veio orar?

- Para pedir a Deus que dê muita saúde às minhas bisavós para que eu possa por muito tempo com elas continuar andando de mãos dadas.

O templo silencioso ficou infinitamente silencioso e com aura de Paz.

O menino e o ancião deram-se as mãos e numa comunhão de desejos oraram:

O bisavô: Deus ouça o pedido do João Paulo e mantenha suas bisavós muito tempo com ele.

João Paulo, o menino: Meu Deus ouça o pedido do bisavô João e o mantenha por muito tempo junto de seus filhos, netos e bisnetos, mas faça mais uma coisinha Deus, que eles possam sair de mãos dadas com ele muitas vezes para que ele não se sinta tão só.

Deus Pai ouviu as orações do menino e do ancião. São hoje muito felizes.

Por Brasilino Neto

4 comentários:

Paulo Ramos disse...

Belo e elucidativo conto que bem se coaduna com a época de natal que estamos vivendo. Mas desejo que não seja somente nesta data, mas que se perpetue pelo ano e vida toda.

Ana Lúcia Mattos disse...

Lindo, muito lindo. Um bom tema para reflexão. Infelizmente as coisas se dão assim mesmo.

Um advogado disse...

Meu amigo Brasilino que texto muito enternecedor. Vale pela singeleza, beleza, exemplo e emoção. Orgulho-me em tê-lo como colega de profissão e amigo.

Anônimo disse...

Bonito texto. Você deveria ter deixado para publicar na noite de Natal. Parabéns ao autor e ao Blog.