quinta-feira, 24 de junho de 2010

Suspeitos de cavar túnel para roubo são procurados em rede pluvial

Vnews

Banco em S. J. Campos seria assaltado durante jogo do Brasil, diz polícia


Investigadores da Polícia Federal fazem desde a manhã desta quinta-feira (24) buscas na rede de águas pluviais de São José dos Campos à procura dos suspeitos de terem cavado túneis para assaltar uma agência do Banco do Brasil, no Centro da cidade. As escavações foram descobertas na quarta-feira (23). Algumas ruas da região central chegaram a ser interditadas pela Defesa Civil e pelos bombeiros.

Na quarta, uma pessoa foi detida pela polícia. Da casa onde foram feitas as escavações, a polícia encontrou armas de fabricação israelense - quatro fuzis 556, três pistolas 9 mm e uma 45. Além das armas, foram encontradas ferramentas usadas na abertura do buraco e skates que serviam para o deslocamento no estreito túnel de cerca de 70 cm de diâmetro.

A quadrilha planejava invadir o cofre do banco por meio de dois túneis subterrâneos. Um buraco foi aberto desde uma casa a poucos quarteirões da agência e, de lá, os criminosos tiveram acesso a uma galeria pluvial. De dentro da galeria, os ladrões abriram um outro buraco.

Uma das hipóteses levantadas pela PM é que o grupo agiria na manhã de sexta-feira (25), no horário do jogo da Copa do Mundo entre as seleções do Brasil e de Portugal, ou durante o fim de semana. “Para cortar [o concreto], fariam muito barulho. Não podia ser de madrugada nem durante o dia. A Copa seria uma boa oportunidade", disse o major.

Por conta da maneira de agir, a PF não descarta a possibilidade da participação de membros de quadrilhas responsáveis por crimes semelhantes, como o que ocorreu em 2005, no Banco Central de Fortaleza, no Ceará. “Veremos se há alguma relação entre os casos”, acrescentou o delegado Carneiro. Na tarde desta quarta, peritos da PF circulavam pelas galerias para colher evidências que levem aos ladrões. A casa foi periciada durante a manhã.

Nenhum comentário: