segunda-feira, 21 de junho de 2010

Empresa do ator Kevin Costner vai ajudar a limpar a costa do Golfo

Veja.com


O ator Kevin Costner vai ajudar na limpeza dos cerca de 160 milhões de litros de petróleo que vazam no Golfo do México desde abril. A British Petroleum (BP) afirmou que vai usar 32 máquinas de uma empresa do ator para tentar conter o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

De acordo com a rede BBC, as máquinas são capazes de separar água e óleo através da tecnologia centrífuga e, em seguida, armazenar o óleo em tanques. Uma série de testes realizada na última semana mostrou que os aparelhos conseguem devolver a água com 99% de pureza, sem o uso de qualquer agente biológico ou químico. Estima-se que eles devem limpar quase 800.000 litros de água suja por dia.

Costner investiu 20 milhões de dólares no desenvolvimento dos aparelhos, desenvolvidos por sua empresa Ocean Therapy Solutions. "Essa máquina foi feita... para lutar por você", disse.

Proposta - Em 9 de junho, o ator americano defendeu a eficácia da máquina, em um discurso no Congresso dos Estados Unidos, ao lado de quatro cientistas convidados por uma comissão parlamentar. Na ocasião, Costner explicou o quanto se sentiu chocado com a catástrofe do petroleiro Exxon Valdez, em 1989, e disse que, desde então, "decidiu empregar recursos pessoais para desenvolver um sistema eficaz de limpeza das marés negras".

Ele é o segundo astro de Hollywood convidado a testemunhar ante a subcomissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Representantes no âmbito do último desastre ambiental ocasionado pelo derramamento de petróleo. O cineasta James Cameron também foi ao Congresso para falar de uma nova técnica submarina para conter o vazamento.

Nenhum comentário: