segunda-feira, 11 de abril de 2016

O orgulho de ser da ‘República de Curitiba’, a fortaleza de Sérgio Moro


Edilson Dantas (Foto: Agência O Globo)

Uma pesquisa divulgada neste final de semana revelou que o juiz Sérgio Moro perdeu um pouco da sua popularidade junto à opinião pública. Até pouco tempo atrás, Moro tinha 90% de apoio pela sua investigação sobre a corrupção na Petrobras. Depois de ações polêmicas, que atingiram o ex-presidente Lula, o juiz conta com 60% de aprovação. Essa queda, porém, certamente não é percebida em Curitiba, capital do Paraná, onde se encontra a força tarefa comandada pelo juiz e que vem desnudando um esquema de corrupção que tinha a Petrobras como eixo principal. É possível que nenhuma outra cidade do Brasil esteja vivendo e apoiando tão intensamente a operação Lava Jato quanto Curitiba, onde vivem 1,8 milhão de brasileiros.

Ao menos é assim nos principais bairros de classe média da cidade. Prédios enfeitados com bandeiras do Brasil, carros com adesivos de apoio à investigação e ao juiz Sérgio Moro, manifestações e carreatas em verde e amarelo a cada dois dias, e panelaços durante o Jornal Nacional. Mas não só por isso. Nas últimas semanas, uma expressão invadiu o cotidiano dos curitibanos: “República de Curitiba”.

O termo aparece constantemente em conversas, é entoado em protestos, está escrito em cartazes e até em roupas. Tornou-se motivo de orgulho na capital paranaense desde que foi divulgada, no último dia 17, uma conversa telefônica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nela, ele se referiu aos procuradores e juízes da Justiça Federal do Paraná, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, como “República de Curitiba”. “Foi um tiro na culatra. Ele queria humilhar os curitibanos, mas acabou unindo a gente”, opina a dona de casa Paula, de 50 anos, que desde o dia 18 de março está acampada diante do tribunal de onde o juiz Sérgio Moro despacha, na avenida Anita Garibaldi.

Nenhum comentário: