domingo, 30 de março de 2014

Esta moda pegou: Verba pública para promoção pessoal


Mantida por verba públicas, TV Câmara de São José é usada para promover prefeito

Assessor-chefe da TV Câmara, José Augusto Machado opera câmera na última sessão. Foto:Claudio Vieira

A TV Câmara de São José tem sido utilizada para promover o governo Carlinhos Almeida (PT), garantir palanque eleitoral para os vereadores aliados e boicotar os parlamentares da oposição.

A TV legislativa prioriza em sua programação eventos relacionados à prefeitura, que voltou a ser comandada pelo PT em janeiro do ano passado, na mesma ocasião em que foi criada a emissora.

A Câmara é presidida atualmente por Amélia Naomi (PT), que é mulher de Carlinhos.

O VALE realizou um levantamento da programação, exibida pela internet e também pela TV a cabo em espaço compartilhado com a Assembleia Legislativa de São Paulo (canal17 no sistema digital e canal 29 no sistema analógico da Net). Ainda não há prazo para sinal na TV aberta.

Ao fazer a pesquisa, constatou-se a predominância de eventos, reportagens e até comerciais da gestão petista.

Todas as audiências públicas, palestras e eventos do governo realizados dentro da Câmara são transmitidos ao vivo.

Governo na telinha. Quando os eventos da prefeitura são fora da Câmara, são gravadas reportagens para exibição posteriormente no telejornal e nos programas da emissora.

Um exemplo foi a entrega dos polêmicos kits escolares para alunos da Escola Professora Maria Amélia Wakamatsu, no bairro Campos de São José, na zona leste, em 14 de fevereiro último.

Reportagem exibida na TV Câmara e disponibilizada no Youtube mostra Amélia entregando os kits ao lado de Carlinhos.

Durante as sessões da TV Câmara e nos programas da emissora também há destaque para os vereadores governistas, com entrevistas e discursos na tribuna.

Entre os 18 aliados de Carlinhos, três vão disputar as eleições deste ano --Amélia tentará vaga na Câmara Federal, enquanto Shakespeare Carvalho (PRB) e Valdir Alvarenga (SDD) buscarão cadeiras na Assembleia Legislativa.

Já os três vereadores da oposição, filiados ao PSDB, sustentam que há pelo menos dois meses não conseguem espaço para falar na TV Câmara.

Leia mais em O Vale

Nenhum comentário: