sábado, 20 de julho de 2013

EUA convidam comissão brasileira a ouvir explicação sobre espionagem


Luiza Damé, O Globo

Durante conversa por telefone com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na noite desta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff aceitou o convite para que uma comissão do governo brasileiro vá àquele país ouvir esclarecimentos sobre a denúncia de espionagem dos serviços de inteligência americanos no Brasil.

Biden telefonou para Dilma por volta das 19h para dar explicações sobre a denúncia de violação da privacidade de brasileiros e de instituições brasileiras. Eles conversaram por 25 minutos e combinaram que, dentro de 15 a 20 dias, a comissão irá aos Estados Unidos.

Na conversa, a presidente confirmou a visita de Estado no dia 23 de outubro e disse esperar que até lá essa questão esteja superada. A presidente manifestou preocupação com a violação da privacidade de brasileiros e afirmou que espera esclarecimentos não apenas para o governo, mas para a sociedade. Ela também defendeu mudanças de políticas para não haver no futuro risco de violação de privacidade. Dilma disse ainda que, em nome da segurança, não se pode infringir a privacidade dos cidadãos e a soberania de um país.

Nenhum comentário: