domingo, 26 de fevereiro de 2012

Incêndio ameaça o futuro das pesquisas estratégicas do Brasil

O Globo


O incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz ameaça o futuro de um dos mais bem-sucedidos e estratégicos programas de pesquisa do Brasil. Longe de ser apenas uma gelada e selvagem terra de pinguins, a Antártica ocupa hoje lugar de destaque em discussões sobre o clima e as riquezas naturais do mundo.

Antes colocado de lado nessas discussões, o Brasil ganhou voz no Tratado Antártico por conta da estação e havia se firmado nos últimos anos na primeira linha das pesquisas sobre a região. Especialistas estimam que os estudos na estação ficarão suspensos por pelo menos um ano.

— Fazemos ciência de ponta na Antártica. São estudos com implicações importantes sobre o clima no Brasil, recursos pesqueiros e biodiversidade — diz a bióloga da UFRJ Lúcia Siqueira Campos, integrante do Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas, autora de dezenas de estudos sobre a Antártica.

Além da perda de equipamentos importantes e caros (um único aparelho perdido está avaliado em US$ 120 mil) e de todos os dados coletados na temporada de pesquisa de 2012 — que começou em dezembro e terminaria em março —, o incêndio deixa sem base fixa todas as dezenas de grupos de estudo com trabalhos na Antártica.

Até a definição de como será a reconstrução da estação, as pesquisas estão, em sua maioria, paralisadas ou dependerão da colaboração de parceiros estrangeiros.

— Perdemos a base de apoio da ciência do Brasil na Antártica, é uma catástrofe para várias pesquisas — resume o diretor do Centro Polar e Climático da UFRGS, Jefferson Simões, um dos veteranos do Programa Antártico. — Estimo que de 35% a 40% dos trabalhos vão parar. Mas, é bom esclarecer, não todo o Programa Antártico.

Nenhum comentário: